A Renault lançou o Megane E-Tech (veja a avaliação aqui), que chega ao Brasil com 337 km de autonomia (PBEV) e sai a partir de R$ 279.900. Há três opções de cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.

O modelo elétrico conta com uma distância entre-eixos de 2,68 m e um comprimento total de 4,20 m oferecidos pela nova plataforma modular CMF-EV.

Design

O visual apresenta o novo logo da marca (“Nouvel’R”), capô arqueado e vincado, saídas de ar laterais no para-choque dianteiro e faróis Full LED com detalhes em 3D na traseira.

A lateral exibe rodas diamantadas de 18”, proteções na parte inferior carroceria e nas caixas de roda, além de uma linha de cintura alta e as maçanetas de porta embutidas.

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Interior

Na cabine do Megane há vários materiais inéditos e reciclados. O painel de bordo é revestido de material têxtil, já o contorno superior do painel de bordo e a moldura superior dos painéis das portas são ornados com um revestimento em Alcântara. Os porta-objetos nos painéis das portas são forrados com carpete. O cluster digital tem tela de 12,3” integrado a um multimídia de 9”.

Renault Megane E-Tech – Crédito: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Plataforma CMF-EV

O motor desenvolve 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. O conjunto permite que o Megane acelere de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

A bateria tem 60 kWh, composta de 12 módulos de 24 células cada, permite uma autonomia de 337 km no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). A bateria pode recuperar energia por meio de frenagem.

O veículo pode ser recarregado com várias soluções, incluindo 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, disponível nas cidades.

  • Tomada doméstica de 10A/2,2 kW (mono e bifásico)
  • Terminal doméstico de 32A/7,4 kW (mono e bifásico)
  • Terminal doméstico ou público de 16A/11 kW (trifásico)
  • Terminal público de 32A/22 kW (trifásico).

Na corrente contínua (DC) de até 130 kW é possível carregar de 15% até 80% da carga da bateria em 36 minutos – e em um Wallbox de 22 kW leva 1h50.

Renault Megane E-Tech – Crédito: Divulgação

Segurança

Em termos de segurança, o SUV tem como destaque o alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA) – este último com o recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência).

Para estacionar, há sensores de proximidade frontais e traseiros e a câmera, que associada ao Smart Rear View Mirror (retrovisor por meio de câmeras), complementa digitalmente o retrovisor interno tradicional.

A câmera do Smart Rear View Mirror fica posicionada no topo do vidro traseiro, para apresentar uma visão da pista atrás do veículo, complementando os retrovisores externos. .

Destaque também para o piloto automático adaptativo com stop&go, que utiliza o radar e a câmera dianteira para assumir as funções de: manter a velocidade de cruzeiro desde que a distância de segurança selecionada seja respeitada (quatro intervalos que vão de 1,2 segundo a 2,4 segundos), frenagem para manter a distância de segurança, se necessário até a parada (trânsito parado). Ele permite arrancar e acelerar até atingir a velocidade de cruzeiro enquanto for respeitada a distância de segurança. Nos engarrafamentos de trânsito, arranca até 30 segundos após a parada.