03/11/2015 - 15:28
O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido no mercado brasileiro de 1986 até 2013. Um verdadeiro campeão por 27 anos ininterruptos.
Mas a marca descuidou de seu queridinho do Brasil e atualmente o carro é apenas o quarto mais vendido do mercado nacional.
Veja também
+ VW Gol GTi: quanto está valendo o Volks de mais de 30 anos?
+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar
+ Conheça os carros do acervo histórico da Fiat
+ Novo Range Rover híbrido chega a partir de R$ 496 mil
Mas não pense que a Volkswagen entregou essa liderança de bandeja.
Em 2017 chega a nova geração do Gol, surpreendentemente moderna e com grandes chances de reassumir a liderança perdida para os concorrentes.
E do Gol atualmente vendido nas concessionárias, fica apenas o nome, consagrado pelo consumidor desde o lançamento do carro em 1980.
O novo Gol, aliás, será idêntico ao novo Polo europeu, modelo com lançamento previsto para março do próximo ano, no Salão de Genebra (Suíça).
Essa também deveria ter sido a cronologia de lançamento dessa nova geração do Gol, mas a situação complicada de nosso mercado adiou esse lançamento para o segundo semestre de 2017.
Essa nova geração, a sexta, terá a moderna plataforma MQB, base que a Volkswagen desenvolveu e que utiliza na grande maioria de seus carros pequenos e médios no mundo.
Aqui no Brasil, o primeiro carro construído com essa plataforma será o Golf que está iniciando a sua produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
A grande novidade dessa plataforma para o mercado brasileiro é a utilização do robusto e durável eixo de torção na suspensão traseira ao invés da suspensão independente que a Volkswagen utiliza principalmente no mercado europeu e norte-americano. Segundo engenheiros e técnicos que consultei, a utilização desse eixo traseiro ao invés da suspensão independente está em uma melhor adequação e durabilidade em nossas esburacadas e irregulares ruas e estradas.
No restante, a plataforma do Gol de nova geração, será idêntica aquela utilizada em todo o mundo.
Quem viu o carro se admirou e afirmou categoricamente: ”o novo Gol é quase um mini-golf. lindo!” Foi a partir dessas informações que fizemos as projeções que você vê sobre a nova geração do Gol. Mas claro que ao longo desse cerca de um e meio ano até o lançamento do carro ao publico algumas pequenas alterações no design aconteceram.
Na mecânica, prepare-se para muitas outras surpresas positivas. A motorização se iniciará com um motor 1.0 três cilindros de 82cv com etanol. Depois, virá a versão superalimentada desse mesmo motor, com 105cv, seguido do propulsor 1.6 16V de 120cv. É claro, com cambio manual de cinco marchas nas duas primeiras versões e com a opção do cambio de seis marchas nas versões 1.6 topo de linha.
Com isso, o Gol subirá um degrau em seu posicionamento no mercado brasileiro. Deixará de ser carro de entrada, como foi no passado, função que entregou ao Up! E passará agora a ser um carro intermediário, brigando diretamente com Hyundai HB20, Ford Ka, Chevrolet Onix e Fiat Palio.
Então, se fosse lançada hoje, a nova geração do Gol custaria, aproximadamente, a partir dos R$ 42 mil e nas versões mais sofisticadas poderia chegar fácil na faixa dos R$ 70 mil reais. Inicialmente, você deve estar achando caro, mas lembre-se que do modelo atual fica apenas o nome, e essa nova geração será semelhante aquela do Polo, um carro tecnologicamente muito evoluído e, é claro, com um preço diferenciado.
E a quinta geração? Continuará em produção? Sim, ela continuará sendo vendida por preços mais atraentes, atendendo as necessidades de quem precisa de um carro maior que o Up! mas não tem dinheiro para adquirir a novíssima geração do Gol. Para isso, deve ganhar até o fim deste ano uma reestilização, com novos para-choques, faróis, lanternas e interior renovado.
E O GTI?
Muitos de vocês, meus caros amigos leitores, devem estar se perguntando: e a versão GTI? Quando chega? Até bem pouco tempo atrás, o GTI estava na lista de lançamentos dessa nova geração. Agora com a crise financeira que assola o País e em particular a Volkswagen, em função do escândalo envolvendo os motores diesel da marca, o mais esportivo dos Gol já não está mais na lista de prioridades. Mas não foi descartado. Está apenas a espera de ventos melhores.
Devemos lembrar que em 2018 o Gol GTI estará completando 30 anos de seu lançamento no mercado. Um marco da Volkswagen na história da indústria automobilística brasileira, pois esse foi o primeiro carro brasileiro a adotar a injeção eletrônica de combustível ao invés do arcaico carburador. Não acredito que a Volkswagen deixaria de relançar o GTI e comemorar data tão importante de um carro que é sucesso até hoje.