02/10/2023 - 16:45
Alex Fabiano GG é uma celebridade nas redes sociais por conta de seus vídeos cinematográficos que anunciam carros antigos raros e modelos exclusivos. Há toda variedade de tipos, de esportivos a utilitários; bem como todas as marcas, de VW a Ferrari.
Com uma média de 150 carros comercializados por ano e 1 milhão de seguidores entre Instagram, Facebook, TikTok e Youtube, GG (como gosta de ser chamado) transformou-se nessa personalidade digital por conta de um Opala e uma resolução de Ano Novo.
Como começou
GG começou sua carreira no automobilismo em 2012 na categoria Audi DTCC Brasil. Nos anos seguintes, passou por campeonatos de Endurance, GT e NASCAR Whelen Euro Series. Em 2015, chegou aos caminhões da Fórmula Truck, competindo por 5 temporadas (2015, 2016, 2017, 2018 e 2022).
Na virada de 2016 para 2017, GG decidiu investir em uma de suas maiores paixões: carros antigos. Já estava pensando em parar com as corridas e resolveu comprar um Opala SS 1972. “Carro de museu”, nas palavras do GG. Ou seja, em um estado quase de irretocada originalidade. Tinha decidido que esse seria seu primeiro carro de coleção.
As cifras foram bem altas. GG teve de dar uma picape 0km e uma quantia em dinheiro, além de levar outro Opala para fechar o negócio com o colecionador. No fim, conseguiu trazer para casa os dois Opalas.
O mundo do GG
O que fazer com os Opalas? “Eu sempre tive muitos seguidores na Internet. No meu Facebook. Vou fazer um vídeo desse [carro]”, explicou GG.
Além disso, resolveu arriscar e anunciou por mais do que o dobro do valor praticado no mercado, apostando no potencial do “Opala de Museu” e na visibilidade das redes sociais. “Levei num evento em Águas de Lindóia, que é o maior do Brasil, e vendi o carro”.
Depois do sucesso do Opala, sua empresa mergulhou na compra e venda de carros antigos e de colecionáveis criando a “etiqueta GG”. Se o carro tivesse esse “selo”, virou um indicador de qualidade, origem e valorização com o aval do GG.
Mais tarde, replicou o modelo de vendas com vídeos por todas as outras redes sociais, como Instagram e Youtube, conquistando mais fãs e potenciais clientes.
GG na Motor Show
O mercado de modelos clássicos deve movimentar 43,4 bilhões de dólares até 2024 no mundo, segundo a plataforma Statista Research Department. Já no Brasil, dados da última pesquisa da FIVA/FBVA de 2019, registraram 32,6 bilhões de reais, com 12,3 bi somente nas transações de veículos.
Nesse cenário, como um dos brokers de antigomobilismo mais famosos da internet, GG quer mostrar que as raridades e os antigos podem ser um meio de investimento. “Já tive carro com valorização maior do que Bolsa de Valores. 200%, 300% de rentabilidade”, afirma.
Além disso, a coluna contará com casos de restauração, histórias da época do automobilismo e experiências com raridades. Outros projetos com a “etiqueta GG” ainda deverão ser lançados em breve aqui no portal Motor Show.
A coluna de Alex Fabiano GG estreará em breve aqui na Motor Show.