A Ford lançou no Brasil a Ranger Raptor, a versão topo e mais agressiva da picape média. Isso seja pelo visual, com a nomenclatura da marca em destaque logo à frente, ou pelo motor 3.0 V6 biturbo.

Ela é oferecida por R$ 448.600 em toda a rede de concessionárias da marca, mas está com prazo de entrega das primeiras unidades previsto para fevereiro.

Vale lembrar que ela foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, e inspirada nos modelos de competição do deserto.

“A Ranger Raptor inaugura um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e chega para ocupar um espaço em branco no mercado. Ela foi feita para quem busca adrenalina, velocidade e emoção com o máximo em desempenho, robustez, design e capacidade todo-terreno”, diz Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford, à imprensa.

Ford Raptor – Crédito: Divulgação

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Visual e estilo

A Raptor adota um porte elevado, com linhas mais robustas. Para se ter uma ideia, na fita métrica ela agrega 10 mm no comprimento (5.360 mm), 193 mm na largura (2.208 mm), 40 mm na altura (1.926 mm) e 90 mm na bitola (1.710 mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm das opções convencionais.

Ford Raptor – Crédito: Divulgação

Como mencionado acima, destaque para a frente (com o nome Ford estampado em letras grandes), para-choques de aço pretos que se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, agrega dois ganchos de reboque, com visual exclusivo.

Ford Raptor – Crédito: Divulgação

“As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17” exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road”, diz André Oliveira, diretor de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul, à imprensa.

A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios, além de exibir a assinatura Raptor nas laterais e na traseira.

Os faróis inteligentes são em LED Matrix, que modificam o foco, direção e alcance da luz. Além disso, eles possuem a função antiofuscamento, capaz de detectar veículos e motos a 800 metros de distância.

Ford Raptor – Crédito: Divulgação

Ela conta com cinco opções de cores: Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.

Interior

No habitáculo, a picape tem volante com um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado “Raptor”. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.

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Os bancos esportivos são revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja – a inspiração vem dos aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto e formato de concha. Há ajustes elétricos em dez níveis.

O painel de instrumentos digital é de 12,4”, enquanto a central multimídia SYNC 4 possui tela de 12,4”, dispõe de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de navegação. Há também carregador sem fio, entradas USB-A e USB-C e tomada de 120 V.

O sistema de som da B&O tem oito alto-falantes. A iluminação 360° tem seis comandos no teto e circuitos espalhados em todo o veículo.

Motorização

Sob o capô está o motor Nano 3.0 V6 biturbo GTDI, que desenvolve 397 cv de potência (a 5.650 rpm) e 59,45 kgfm de torque (a 3.500 rpm). Com o conjunto, a Raptor acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Em relação à eficiência, a picape tem consumo de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com o tanque de combustível de 82 litros.

A transmissão automática é de dez velocidades, com conversor de torque, conta com relações e calibrações exclusivas.

O motorista pode optar por sete modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.

Ford Raptor – Crédito: Divulgação

Segurança

A lista de tecnologias de segurança e assistência ao motorista inclui: controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, assistentes de pré-colisão e frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.

Sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags, completam o pacote.

Ford Raptor – Crédito: Divulgação