29/11/2023 - 17:26
A Dacia, que faz parte do Grupo Renault, revelou na Europa a terceira geração do Duster, que deve ser comercializado por lá em 2024. Mas antes de falar do que mudou, é importante destacar que ele foi o SUV mais vendido no velho continente em 2022.
Ao longo de seus 13 anos, foram registrados 2,2 milhões de unidades. Atualmente, cerca de 1.000 SUVs Duster saem das linhas de produção diariamente na fábrica da Dacia em Pitesti, na Roménia – ou praticamente um por minuto.
O modelo nasceu em 2010 e passou pela sua primeira reformulação em 2017. Agora, um novo Duster nasce.
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Visual
Para a nova geração, foi utilizada a plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan, presente nos modelos mais recentes do Sandero e Logan, e depois no Jogger.
O visual ficou mais robusto. A frente adota vincos no capô e as luzes diurnas de LED tem formato de “Y” – o mesmo aparece na traseira. As proteções em todo o veículo são conectadas aos arcos de rodas e aos para-choques dianteiro e traseiro.
Por dentro, a central multimídia é composta por uma tela de 10,1 polegadas, em um ângulo de 10º inclinada para o motorista.
Motorização
Um dos destaques é a motorização Hybrid 140 para o Duster, o mesmo que foi adotado para outro modelo Dacia, o Jogger, no início de 2023. O trem de força é composto por um motor 1.6 a gasolina de 4 cilindros, que gera 94 cv de potência, associado a outros dois porpulsores elétricos (um motor de 49 cv e um gerador de arranque de alta tensão).
Outra opção será o TCe 130, trata-se de uma motorização híbrida leve. Ele combina um propulsor 1.2 a gasolina turbo de 3 cilindros, juntamente com um motor de arranque de 48 V.
A última opção fica com o TCe 100 Bi-Fuel, com tanques de 50 litros de gasolina e 50 litros de GLP. Com ele, o SUV pode percorrer até 1.300 km (WLTP). Um botão integrado no painel de instrumentos muda o motor de um combustível para outro de forma instantânea.