07/12/2023 - 19:55
As locadoras ajudaram a sustentar, mais uma vez, as vendas das montadoras, representando 27% do total de carros vendidos neste ano, conforme dado levado para a apresentação de resultados da Anfavea, entidade que representa o setor.
O porcentual segue bem acima do nível de antes da pandemia (20% em 2019), ainda que não tenha conseguido repetir os 30% do ano passado, quando o resultado foi turbinado por compras que estavam represadas pela falta de automóveis decorrente da crise de abastecimento de componentes eletrônicos.
+ Anfavea prevê crescimento de 4,7% da produção de veículos em 2024
Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, as maiores entregas a locadoras refletem, em parte, uma mudança de comportamento dos consumidores, que preferiram entrar em planos de assinatura, em vez de ter a propriedade do veículo.
Conforme os números levados pela entidade para a apresentação mensal de resultados, as locadoras caminham para terminar o ano com 570 mil carros comprados. De 2019 – ou seja, antes da pandemia – para cá, a frota de carros delas teve um crescimento de 56%, já passando de 1,5 milhão de unidades.
Apesar disso, a idade média dos carros alugados subiu nesse período de 15 para 20 meses, o que, junto com o dado de expansão da frota, mostra que as locadoras estão não só comprando mais como também vendendo menos seus automóveis usados.