16/01/2024 - 16:33
A Audi abre a série de lançamentos no ano em que celebra 30 primaveras no Brasil. E o primeiro deles é o inédito Audi SQ8 Sportback e-tron. Trata-se do Q8 e-tron com uma pegada esportiva. O preço? R$ 834.990.
Na fita métrica são 4.915 mm de comprimento, 2.189 mm de largura, 1.619 mm de altura e 2.928 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos.
+ Audi TT Roadster dá adeus com edição especial e limitada
+ Audi lança Q8 e-tron no mercado brasileiro; confira os detalhes
Visual
Por fora está a nova linguagem visual da marca, com detalhes para tornar a carroceria mais “agressiva”. É possível notar os faróis digitais LED Matrix com projeções dinâmicas, divididos pela grade frontal hexagonal e as quatro argolas com o logotipo bidimensional fosco.
Nas laterais, a linha de cintura é elevada e apresenta leves vincos. O caimento do teto é acentuado e promove a carroceria sportback. A versão ganhou rodas exclusivas de 22 polegadas Audi Sport na cor cinza Titânio e pinças de freio da cor vermelha – ou preta, como item opcional sem custo.
Atrás, as lanternas em LED interligadas que invadem as laterais e ficam posicionadas abaixo do aerofólio.
Por dentro
O habitáculo oferece um isolamento acústico mais aprimorado, diz a marca. O revestimento dos bancos em couro Valcona tem três opções de cor e costura (cinza com costura cinza, preto com costura cinza, e vermelho Bordeaux com costura cinza). Outro detalhe é o pacote S line. Para o painel central, há uma faixa em fibra de carbono, que pode ser substituída pelo acabamento em cinza ou alumínio.
A lista de equipamentos de série engloba: ar-condicionado de quatro zonas; bancos dianteiros esportivos; sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 Watts de potência; teto solar panorâmico; portas de carregamento nos dois lados do veículo; volante base reta multifuncional em couro com regulagem elétrica; fechamento das portas servo-assistido; soleiras iluminadas e pedais em aço inoxidável.
Os itens de segurança incluem: controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis digital Matrix LED com setas dinâmicas e projeções; head-up display; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes.
Potência
O poder de força conta com três motores elétricos (dois traseiros e um dianteiro), para desenvolver 503 cv de potência e 973 Nm de torque – o maior torque de toda a linha da marca no Brasil. Com isso, a aceleração é de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h.
A bateria do SUV é de 114 kWh, ou 20% a mais de capacidade ante a anterior de 95 kWh. A capacidade de carregamento aumentou 20 kW, para 170 kW, para uma recarga elétrica de 10% a 80% em até 31 minutos. Totalmente carregado, o utilitário tem autonomia de 296 quilômetros (Inmetro). Há a possibilidade de carregamento em AC a 22kW.
Ele possui tração integral quattro, na qual se adapta de forma automática às irregularidades dos diferentes tipos de piso, além de suspensão pneumática esportiva. O motorista também pode escolher diferentes modos de condução selecionados por meio do Audi Drive Select.
Cores e personalização
A pintura pode ser em Cinza Imã (sólida); Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Preto Mito, Azul Plasma e Vermelho Soneira (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).
Quando o assunto é personalização, opcionalmente, a carroceria pode receber, sem custo adicional, o pacote exterior cromado, que inclui frisos, Audi Rings e grade na cor cinza; ou o Pacote Black com Audi Rings na cor cinza. Os retrovisores com tonalidade preta, por sua vez, podem ser substituídos gratuitamente por capa em alumínio ou na cor do veículo.
Além dos itens de personalização da carroceria e na cabine, estão disponíveis também os retrovisores virtuais, por R$ 15.000.