01/02/2024 - 13:16
A nova BMW Motorrad R 1300 GS está confirmada para desembarcar no segundo trimestre no mercado brasileiro. Ela começa a ser fabricada em fevereiro na planta da montadora em Manaus (AM).
“A BMW Motorrad estabeleceu um novo segmento de Enduro Touring há mais de 40 anos, com a R 80 G/S, e os modelos BMW Motorrad GS com motor boxer têm liderado o segmento de motocicletas aventureiras também no Brasil. Para seguirmos essa trilha de sucesso, a nova BMW R 1300 GS incorpora um design quase completamente novo, com novo motor, capacidade de manobra acima da média e grande qualidade de pilotagem. Trata-se de uma moto com a qual, mais uma vez, vamos surpreender a concorrência”, afirma Julian Mallea, CEO da BMW Motorrad Brasil, à imprensa.
+ Customização: R18 adota diferentes visuais em projeto da BMW Motorrad; veja como ficaram
+ BMW Motorrad amplia produção de motos no Brasil e prepara mais lançamentos
Mudanças
A motocicleta ficou mais leve e pesa 12 kg a menos que a antecessora BMW R 1250 GS. Além disso, ela será equipada com o motor boxer de dois cilindros.
O modelo conta com o novo farol full LED, além do opcional “Headlight Pro”, que se adapta durante uma curva de acordo com a inclinação da moto.
Como o nome indica, o motor de 1.300 cc desenvolve uma potência de 145 cv de potência a 7.750 rpm, com torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Trata-se do motor boxer BMW mais potente já produzido em série.
Agora, a R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem em vez de três. São eles: “Rain”, “Road”, “Eco” e “Enduro” – este último permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para utilização off-road.
Para o Brasil, o CEO promete algumas versões. No mercado europeu, por exemplo, é possível encontrá-la em pelo menos três: R 1300 GS Trophy, R 1300 GS Triple Black e R 1300 GS Option 719 Tramuntana.
A Triple Black é uma variação com tonalidades em preto e apresenta superfícies exclusivas.
Para o modelo GS Trophy, há o acabamento básico “Racing Blue” metálico, com faixas e inscrições vermelhas e brancas combinadas com uma estrutura traseira revestida em branco metalizado.
Na versão 719 Tramuntana, ela combina rodas de raios cruzados em dourado com uma pintura em Verde Aurelius metalizado, além de peças em alumínio fresado.
Suspensão
A nova suspensão na roda dianteira “EVO Telelever” tem elemento flexível e a nova suspensão na roda traseira “EVO Paralever” foi revisada para mais precisão e estabilidade de pilotagem, segundo a BMW.
O novo sistema DSA (Dynamic Suspension Adjustment) combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga, diz a marca.
Em conjunto com o DSA, como opcional de fábrica, dois itens adicionais de equipamento serão oferecidos para a suspensão da nova BMW R 1300 GS: o novo controle adaptativo de altura da moto e a suspensão esportiva.
Assistentes de pilotagem
A lista de assistentes de pilotagem da R 1300 GS agrega: Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW).
Lançamentos
A R 1300 GS será o quarto modelo dos sete prometidos até 2025, todos produzidos na planta Manaus. A marca já oferece a roadster F 900 R, a esportiva S 1000 RR e a scooter C 400 X.
Planta de Manaus
Os lançamentos fazem parte do aporte anunciado em 2022 de R$ 50 milhões do BMW Group para a planta manauara. Para isso, houve a ampliação de 13% em sua capacidade anual de produção (de 15 mil para 17 mil motos por ano). Ela também passou por uma ampliação de 50% de sua área útil, com a inauguração do prédio 3 da fábrica.