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A oitava geração do Passat chegou ao Brasil. Apresentado ontem à noite a um seleto público no luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, ele começa a ser vendido no mercado nacional em janeiro.  A versão de entrada Comfortline sairá por R$ 144.500, enquanto a topo de linha Highline terá preço sugerido de R$ 151.300.

Como sempre, olhando de fora – ou até mesmo por dentro – não há grandes surpresas; o Passat, como de costume, evolui discretamente, sem perder a elegância dos traços básicos. É um sedã tradicional, que faz questão de preservar sua identidade.

Apesar das aparências, o Passat mudou muito. Para começo de conversa, o modelo adotou a plataforma modular MQB, que nosso novo Golf também usa, assim como os Audi A3 e Q3. Ela permitiu a diminuição dos balanços dianteiro e traseiro, resultando em um aumento de 7,4 cm na distância entre-eixos, apesar de manter os 4,77 m de comprimento (na verdade, até perdeu 2 mm no comprimento). O porta-malas também cresceu, chegando a ótimos 586 litros.

Além da plataforma MQB, o sedã herdou outro item interessante dos irmãos da marca das argolas: seu painel de instrumentos agora é totalmente virtual, como os das novas gerações dos Audi TT, A4 e Q7, e pode ser configurado de acordo com as preferências do motorista (veja mais detalhes na galeria acima). Batizado de Active Info Display, infelizmente é item opcional, e apenas na versão Highline.

Outras boas novidades estão no pacote de tecnologia embarcada, que, além do ACC (piloto automático adaptativo, que controla a velocidade conforme o fluxo do trânsito e agora ainda tem Stop and Go, que para totalmente o carro e retoma o funcionamento com um toque no acelerador), agora inclui novos recursos, como sistema start-stop (desliga motor automaticamente em faróis), alertas de tráfego cruzado (ao dar ré para sair de uma vaga, por exemplo, alerta sobre carros se aproximando na transversal) e de ponto cego, além de faróis de LED com luz alta automática e alerta de colisão (Front Assist) com frenagem automática a até 30 km/h. Há, ainda, a terceira geração do Park Assist, que estaciona em vagas perpendiculares de frente ou de ré). Pena que a maior parte desses itens são opcionais (confira abaixo, no fim do texto, os itens de cada versão).

Como o Golf, oferece um botão para selecionar entre cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’. É o DCC (controle dinâmico de chassi), que altera peso da direção (normal ou sport), atuação do motor e transmissão, respostas do ACC (acelerações e frenagens mais fortes ou fracas) e do farol dinâmico, além de força do ar-condicionado e até mesmo a rigidez dos amortecedores (normal ou sport; e independentemente da seleção, se ajusta constantemente quando necessário). 

Na mecânica, ele continua com a excelente transmissão DSG (automatizada com dupla embreagem banhada a óleo) de seis velocidades e o motor 2.0 turbinado com injeção direta. É a mesma mecânica do Golf GTI, e praticamente a mesma do novo Audi A3 Sedan 2.0. Em relação ao Passat de sétima geração, a potência subiu discretamente – de 211 para 220 cv – enquanto o torque teve aumento significativo, de 28,6 para 35,7 kgfm. A aceleração de 0-100 km/h caiu de 7,6 para 6,7 segundos e a velocidade máxima passou de de 210 para 246 km/h.

O sedã começa vai brigar com os também alemães (porém menores) Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e Audi A3/A4, além de outros sedão de tamanho similar, como Ford Fusion, Honda Accord e cia. A MOTOR SHOW participa hoje de um rápido test-drive com o carro, e traz mais informações sobre ele em breve.

VERSÕES E PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS

COMFORTLINE (R$ 144.500)
Bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado automático digital de três zonas, iluminação interna em LED, relógio analógico no painel, acesso e partida sem chave, central multimídia touchscreen com tela de 6,5” colorida, de alta resolução e conectividade Volkswagen App-Connect, porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro, Easy Open (abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro), luzes de condução diurna, detector de fadiga, volante multifuncional em couro com comandos do rádio, bancos de couro (3 tons) computador de bordo e piloto automático, rodas 18 polegadas e pneus autosselantes 235/45 R18.
OPCIONAL: teto solar panorâmico (R$ 5.400).

HIGHLINE (R$ 151.300)
Além dos itens da versão Comfortline, tem bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” (recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso), câmera de ré, retrovisores externos com memória do lado do motorista, faróis full-LED com DLA (luz alta automática), volante com borboletas para troca de marchas, bancos de couro Nappa (3 tons).
OPCIONAIS: Pacote Premium (R$ 4.900): central multimídia touchscreen de 8 polegadas, som Dynaudio de 700 watts com 11 alto-falantes; sistema pro-active, Park Assist 3.0, piloto automático adaptativo (ACC), painel virtual e assistente de mudança de faixa.
Teto solar elétrico panorâmico (R$ 5.400).

FICHA TÉCNICA
VW PASSAT 2016
Preço básico: R$ 144.500

VW Passat Highline
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta e indireta, start-stop
Cilindrada: 1984 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 220 cv de 4.500 a 6.200 rpm
Torque: 35,7 kgfm de 1.500 a 4.400 rpm
Câmbio: automatizado, seis marchas, dupla embreagem
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e four-link (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira, bloqueio eletrônico do diferencial
Dimensões: 4,767 m (c), 1,832 m (l), 1,476 m (a)
Entre-eixos: 2,791 m
Pneus: 235/45 R18
Porta-malas: 586 litros (1.152 com banco rebatido)
Tanque: 66 litros
Peso: 1.499 kg
0-100 km/h: 6s7
Velocidade máxima: 246 km/h
Consumo cidade: não divulgado
Consumo estrada: 13,5 km/l (durante avaliação)

Emissão de CO2: não divulgada
Nota do Inmetro: não participa