17/04/2024 - 9:55
A Eve, empresa de eVtols da Embraer, revelou nesta quarta-feira, 17, uma carta de intenção de compra de até 50 aeronaves pela japonesa AirX. Atualmente, há mais de 3 mil unidades sob intenção de compra, que deve entrar em serviço em 2026.
Trata-se da maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão, que firmou acordo para dez pedidos firmes de eVtols e com direitos de compra de outras 40 aeronaves.
“Estamos impressionados não apenas com as capacidades tecnológicas da Eve, mas também com seu compromisso com a construção de um ecossistema”, diz Kiwamu Tezuka, CEO da AirX, à imprensa.
+ Saiba como funciona o ‘carro voador’ da Embraer, que deve chegar ao mercado em 2026
+ Vídeo: Conheça o Alef, o primeiro carro voador certificado do mundo
Como funciona o carro voador?
O EVE-100 é uma aeronave de propulsão elétrica e que, assim como o helicóptero, realiza pouso e decolagem de forma vertical. O modelo tem um peso máximo de decolagem de 2.800 kg e capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros.
Para voar, ele conta com uma hélice de empuxo horizontal de cinco lâminas, rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro – sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.
O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos. O alcance chega a 100 km.
Segundo a Embraer, além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, ele foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. A ideia é que ele seja utilizado para viagens curtas de aviação executiva.