24/04/2024 - 6:50
Por Rafael Poci Déa
Espaço interno e versatilidade para cinco ou sete pessoas sempre foram as grandes qualidades da Chevrolet Spin, que completa mais de uma década (na mesma geração) à venda no Brasil. A minivan costuma conquistar quem precisa de amplitude para transporte de passageiros – ou de famílias mais numerosas. Na linha 2025, ela ganha melhorias no design, na segurança e no confiável motor 1.8 aspirado – o que ocorre bem na hora certa para barrar o avanço do novo Citroën C3 Aircross, que mistura características de SUVs e de minivans.
Desde a primeira versão da Spin, lançada em 2012, as linhas evoluíram para disfarçar a idade – e, assim, ficaram mais atraentes sem perder a funcionalidade, seja nas versões com cinco lugares, seja na com sete.
A linguagem visual segue o mesmo estilo da nova Montana:
• capô mais alto,
• faróis full-LED
• para-choque redesenhados.
As laterais receberam molduras pretas e novas rodas aro 16”, enquanto na traseira mudaram a tampa do porta-malas, as lanternas de LED, que exibem nova assinatura luminosa, a régua central e o para-choque, que agora tem refletores verticais.
Abrindo a porta, a surpresa é maior, com mudanças mais significativas.
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A cabine deu um salto de qualidade:
• materiais macios,
• partida por botão,
• cluster digital de 8” (é o primeiro Chevrolet nacional com o equipamento) integrado ao multimídia de 11” com conectividade sem fio,
• entradas USB-A e USB-C,
• wi-fi,
• carregador por indução,
• e ar-condicionado digital automático.
A idade pesa no exterior claramente cheio de “plásticas”, mas dentro da cabine, apesar da mesma base, a “modernização” da minivan foi bem sucedida graças à adoção de um conjunto (tão na moda) de quadro de instrumentos e multimídia integrados e outros “truques”. Abaixo, os bancos rebatidos: a terceira fileira não “some” no assoalho, mas, mesmo com ele ainda ocupando algum espaço, ainda cabe muita coisa na Spin
A posição de dirigir nunca foi exatamente referência, e continua só mediana, mas foi beneficiada pelo volante de base reta e pelos novos bancos com espumas de maior densidade.
Os passageiros da segunda fileira têm saídas de ar dedicadas e, na terceira, diferentemente do Citroën, que tem os assentos extras removíveis (oito quilos cada), os bancos do Spin são fixados à carroceria, sendo apenas rebatidos quando não utilizados, o que tem suas vantagens e desvantagens.
Os assentos adicionais estão disponíveis a partir da opção LTZ (R$ 137.990), e a gama ainda é composta pelas versões LT MT6 (R$ 119.990) e LT AT6 (R$ 126.990). A aventureira Activ sai de cena de vez.
O velho motor quatro cilindros 1.8 aspirado é combinado à caixa automática de seis velocidades, com trocas sequenciais por botão na lateral da alavanca. Um novo módulo de gerenciamento eletrônico proporciona respostas mais ágeis e consumo 11% menor – ou cerca de 50 quilômetros adicionais por abastecimento.
Performance
Ao volante, a minivan ganhou progressividade, com trocas e e reduções de marchas mais suaves, graças à sua nova calibração, enquanto a direção está mais direta e rápida ao esterço.
Outras melhorias incluem as suspensões elevadas em 1,6 cm com novos amortecedores, que garantem uma filtragem mais eficiente das imperfeições do asfalto – resultando em mais conforto.
Houve também um aumento nas bitolas, o que beneficiou a estabilidade, enquanto o ângulo de ataque passou para 16,6º (+1,1º), e o de saída, para 24,4º (+2º). São razoáveis 17,3 cm de distância livre do solo.
E a Spin não evoluiu só no design e na condução: a segurança da minivan foi aprimorada, e agora há seis airbags, além de alertas de saída involuntária de faixa e de colisão frontal (com frenagem automática de emergência), indicador de distância do veículo à frente e monitor de ponto cego, entre outros itens.
São mudanças que vieram na medida certa, mantendo a minivan competitiva em seu (limitado/exclusivo) segmento, com ótimo custo-benefício.
Chevrolet Spin Premier
Preço básico R$ 119.990
Carro avaliado R$ 144.990
Motor: quatro cilindros em linha 1.8, 8V
Combustível: flex
Potência: 106 cv a 5.200 rpm (g) e 111 cv a 5.200 rpm (e)
Torque: 165 Nm a 2.800 rpm (g) e 174 Nm a 2.600 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas, trocas sequenciais
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira Dimensões: 4,420 m (c), 1,768 m (l), 1,953 m (a)
Entre-eixos: 2,620 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 553 litros, de 162 litros (sete ocupantes) a 952 litros (dois ocupantes)
Peso: 1.292 kg
Tanque: 53 litros
0-100 km/h: 11s8 (g) e 11s0 (e)
Velocidade máxima: 170 km/h (g/e)
Consumo cidade: 10,5 km/l (g) e 7,4 km/l (e)
Consumo estrada: 13,4 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Nota do Inmetro: C Classificação na categoria: B (Minivan)