Sob o sol de quase 40 graus e com muita terra vermelha no tênis, a equipe da MOTOR SHOW foi conhecer o novo Chevrolet Trailblazer. Apesar de muitas mudanças, trata-se de uma reestilização. Ele foi apresentado pela primeira vez ao público na Agrishow 2024, que ocorre na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista.

Por lá, além do estande da marca, há uma pista off-road, com buracos, morros e terrenos acidentados para colocar em teste o SUV de sete lugares.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

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Visual

Quem olhar de frente vai perceber que a grade e faróis (mais afilados) de LED  são idênticos aos da nova S10, que pegou o visual da Colorado – como é chamada a picape média no mercado norte-americano. O capô também ficou mais elevado.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

Interior

Ao entrar é possível notar mais semelhanças com a S10. Há o painel digital configurável de 8″, assim como a nova central multimídia Chevrolet MyLink de 11″, além do volante emprestado da Silverado. Há ainda um carregador por indução, tomada 12V e portas USB dos tipos A e C.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

Foi possível notar a aplicação de mais materiais sofisticados. Os novos bancos dianteiros, por exemplo, utilizam espumas de múltiplas densidades. Atrás, há um sistema de ar-condicionado com controle de intensidade e difusores no teto.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

Segundo a marca, o serviço OnStar conta com 13 meses de gratuidade do plano Protect & Connect com 20 Gb de franquia mensal. O Wi-Fi nativo, por sua vez, proporciona sinal até 12 vezes mais estável, em comparação com smartphones, e se conecta com o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

Motorização

Embaixo do capô está o motor Duramax 2.8 Turbo Diesel, que passou por atualizações e agora rende até 207 cv de potência e 52 kgfm de torque (entre 1.600 rpm e 2.400 rpm) – são 7 cv a mais que a versão anterior. O conjunto está associado à nova transmissão automática de oito velocidades. A marca também afirma que o propulsor é administrado por uma inteligência artificial.

O Trailblazer consegue chegar a 100 km/h em 9,5s (1s a menos que o modelo anterior). O consumo de diesel é de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada – até 12% mais eficiente, segundo dados do Inmetro.

Suspensão

O SUV utiliza a fórmula carroceria sobre chassi, configuração para encarar qualquer terreno. Outro detalhe é que enquanto a S10 utiliza suspensão traseira rígida, por feixe de molas, própria para carga, o Trailblazer conta com uma suspensão do tipo multilink, para mais conforto. Na pista de provas, com diversos buracos propositais, foi possível notar como ela funciona, sem deixar as rodas se desgrudarem do chão.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

Outro detalhe é que os engenheiros da montadora recalibraram os amortecedores hidráulicos e revisaram toda a geometria do conjunto. As bitolas foram alargadas e o SUV passou a contar com pneus de alto desempenho – composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem.

A direção elétrica progressiva (também atualizada) transmite bastante segurança. Ela agora tem novos pontos de fixação, o que reduziu o nível de vibração.

Chevrolet Trailblazer – Crédito: André Sena

O volante é bem firme e mostrou tranquilidade ao passar pelos buracos, morros ou ao acelerar com o carro pelo terreno em 30º. Neste trecho ficávamos com o carro na diagonal (foto de destaque).

O motorista consegue ajustar o volante em profundidade e altura. Já as alterações para o banco do motorista são elétricos, feitos do lado esquerdo, basta um simples toque no botão.

Itens de série

Por enquanto, o SUV de sete lugares será comercializado em versão única, a High Country, em substituição da Premier – a previsão é que seja lançada pelo menos mais uma configuração.

O pacote de equipamentos engloba:

  • alerta de ponto cego;
  • alerta de tráfego cruzado traseiro;
  • partida por botão;
  • chave inteligente;
  • frenagem automática com detecção de pedestres;
  • alerta de colisão frontal;
  • alerta de saída de faixa;
  • alerta de pressão dos pneus;
  • assistente inteligente de frenagem;
  • acendimento automático dos faróis;
  • farol alto com ajuste automático;
  • sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;
  • sensor de chuva com ajuste automático de intensidade;
  • câmera de ré de alta resolução;
  • controle eletrônico de oscilação de reboque;
  • banco do motorista com regulagem elétrica.

A tecnologia ressaltada durante os testes foi o assistente de descida de rampas. Na pista da Chevrolet na Agrishow havia um pequeno morro. Após passar o topo e inclinar o carro para baixo bastava apertar o botão por dois segundos que o carro descia sozinho sem a utilização do freio.

Mercado

O novo Trailblazer High Country desembarca nas concessionárias brasileiras a partir de R$ 368.550. Vale ressaltar que este é o terceiro lançamento da marca para o ano (após Spin e S10), de um total de seis.

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Nova S10

A nova S10, como mencionado, está presente no evento e passou pelo mesmo teste do Trailblazer.

A picape tem a mesma base do SUV e conta com a nova frente, interior, além de passar pelas alterações no motor 2.8 Duramax Turbo Diesel (207 cv) semelhantes. A suspensão também recebeu ajustes.

Ela é comercializada em três versões: Z71 (R$ 281.900), LTZ (R$ 292.800) e High Country (R$ 302.900).