Apesar de parecer muito com um helicóptero, um “carro voador”, ou tecnicamente denominado de eVTOL (electric vertical take-off and landing, aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar verticalmente, na tradução), adota outros aspectos.

Como exemplo, o EVE-100, em desenvolvimento pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer, é uma aeronave de propulsão elétrica e que, assim como o helicóptero, realiza pouso e decolagem de forma vertical. O modelo tem um peso máximo de decolagem de 2.800 kg e capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros.

EVE-100 – Crédito: Divulgação

+ Vídeo: Conheça o Alef, o primeiro carro voador certificado do mundo
+ Carro voador estreia em Dubai: Xpeng X2 chega até 130 km/h; assista 

Para voar, ele conta com uma hélice de empuxo horizontal de cinco lâminas, rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro – sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos, que proporcionam redundância de propulsão. O alcance chega a 100 km.

Segundo a Embraer, além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, ele foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. A ideia é que ele seja utilizado para viagens curtas de aviação executiva.

EVE-100 – Crédito: Divulgação

1º teaser do modelo

A Embraer revelou na quarta-feira, 8, as primeiras imagens do protótipo em escala real. O EVE-100, que atualmente passa por uma regulamentação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), deverá ser lançado em 2026.

Assista ao primeiro teaser abaixo:

Encomendas

A Eve já conta com 2.850 encomendas para o seu carro voador, que representa uma intenção de compra de mais de US$ 8 bilhões. Os principais clientes são operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.

Ao todo, são 28 clientes espalhados por todos os continentes. No Brasil, dos 335 reservados, 100 são para a Avantto, 50 para a Helisul, 50 para a OHI (Revo), 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.

Fábrica e fornecedores

Anunciada no ano passado, a fábrica da Eve para produzir o modelo fica localizada em Taubaté, interior do estado de São Paulo.

De acordo com a Embraer, o local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária.

Além disso, a localização é próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que deve facilitar o desenvolvimento e a sustentabilidade de processos de produção.