14/05/2024 - 9:26
Nesta terça-feira, 14, a Stellantis, dona de marcas como a Fiat e a Jeep, anunciou a que concluiu a formação de uma parceria com a Leapmotor.
Trata-se de uma joint venture na qual a gigante terá 51% de participação e prevê a criação da Leapmotor International, para comercializar veículos elétricos ao redor do mundo.
A base ocidental será na Europa, em Amsterdã, e a marca será liderada pelo CEO Tianshu Xin, ex-executivo da Stellantis na China.
Vale destacar que a empresa foi fundada em 2015 por Zhu Jiangming, um engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência. A Leapmotor está sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, China.
+ Fabricante de carros elétricos Zeekr estreia nos EUA e ações disparam 35%
+ Líder em elétricos no Brasil, BYD prevê montar 4 modelos na fábrica da Bahia e cogita picape
Para Carlos Tavares, CEO da Stellantis, a marca vai competir com as demais chinesas nos principais mercados do mundo.
“Aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia que irão exceder as suas expectativas”, afirma Tavares à imprensa.
Modelos e mercados
A expectativa é introduzir os modelos T03 e C10 nos mercados europeus. Depois, a ideia é expandir para Índia, Ásia-Pacífico (excluindo a Grande China), Oriente Médio, África e América do Sul (Brasil e Chile), a partir do quarto trimestre de 2024.
O SUV Leapmotor C10 (foto de destaque) é o primeiro produto global da marca, baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3.0. É um veículo do segmento D, com autonomia de 420 km (WLTP) e classificação E-NCAP de 5 estrelas. Após ganhar o “2023 International CMF Design Award” por seu design estético tecnológico e natural, ele conquistou recentemente o Prêmio de Ouro 2024 do French Design Awards (FDA).
Já o hatch T03 é um carro urbano compacto do segmento A e com espaço interno de segmento B, diz a Stellantis. Ele tem alcance de 265 km (WLTP).
A Leapmotor afirma que haverá o lançamento de mais dois hatches e dois SUVs até 2027 em seu portfólio.