Apresentado em setembro do ano passado no mercado brasileiro, o EX30 finalmente chegou às lojas.

O SUV compacto promete impulsionar as vendas da Volvo por aqui, ao ponto de dobrar as vendas da marca até o final de 2024, já que ele será o produto mais barato, a partir de R$ 229.950.

Outro destaque do veículo é o trato sustentável. “O Volvo EX30 foi projetado para ser recuperado em até 95% de seus materiais. Além de ser um carro desenvolvido para ser reutilizável, 17% de aço e plástico e 25% de alumínio utilizados na produção do carro são reciclados, entre outros materiais naturais, como, por exemplo, os tecidos aplicados nos bancos e acabamentos interiores”, afirma Abdallah Madi, diretor de produto e preço Volvo Car GILA.

+ Avaliação: novo Volvo EX30 é de marca sueca, mas com tempero chinês
+ EX30: Volvo abre pré-venda de novo SUV elétrico no Brasil

Visual

Volvo EX30 – Crédito: Divulgação

Mesmo compacto, o EX30 tem 2,6m de distância entre-eixos, rodas que podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão. O visual é bem limpo, com a frente em formato de “U” entre os faróis e um “retângulo” na traseira com o nome “VOLVO” entre as lanternas.

Volvo EX30 – Crédito: Divulgação

O habitáculo segue o trato minimalista e todas as versões são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas, que reproduz informações de bordo, além de dispor do sistema Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store).

Volvo EX30 – Crédito: Divulgação

Desde a versão de entrada, (Core) vem com duas portas USB-C na dianteira, mas, a partir da intermediária (Plus), ele adiciona mais dois atrás, além de carregador de celular por indução, e também adiciona o sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com nove alto-falantes, soundbar e subwoofer.

Segurança

A lista de segurança inclui: seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix), detector facial de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção e monitoramento de pressão dos pneus.

Volvo EX30 – Crédito: Divulgação

Motorização

O trem de força oferece 272 cv e 343 Nm em todas as versões, aplicados às rodas traseiras. Com o conjunto, ele acelera até 100 km/h em 5,7 segundos (na versão Core Single Motor) ou em 5,3 segundos (nas demais opções: Core Extended Range, Plus e Ultra).

Segundo o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 km, enquanto as demais, equipadas com bateria de 69kW, têm 338 km.

Volvo EX30 – Crédito: Divulgação

Mercado

Volvo EX30 Core: R$ 229.950

Volvo EX30 Core + Pacote Extended Range (adiciona a bateria 69 kWh): R$ 249.950

Volvo EX30 Plus: R$ 277.950

Volvo EX30 Ultra: R$ 293.950