A GWM vai iniciar a produção nacional de seus carros em sua fábrica de Iracemápolis (SP) até o final do primeiro semestre de 2025. Do local, por enquanto, está confirmado que sairá o Haval H6.

Anteriormente, também estava prevista a picape híbrida Poer. No entanto, o fabricante mudou os planos e vai aproveitar a base de produção para montar o H4, irmão menor do já comercializado H6.

GWM Haval H4 – Crédito: Reprodução/Facebook

“Como vamos fabricar um carro monobloco, a tendência é que eu continue nessa linha. E com a boa aceitação do Haval H6, devemos estender a família com o H4, um pouco menor que ele (H6)”, explica Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM Brasil, à MOTOR SHOW.

Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM Brasil – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Para se ter uma ideia, o modelo tem o tamanho de um Corolla Cross.

+ Primeiras impressões: novo Haval H6 ganha autonomia elétrica de 74 km e teto solar
+ Olhando para o agro, BYD lança primeira picape híbrida

Poer

A picape híbrida plug-in pode ganhar uma fábrica própria em outro lugar, ou vir importada, indica Bastos.

“Estamos estudando se é o caso da picape ir para outro lugar. Fomos em Santa Catarina, no Espírito Santo. Comecei a visitar alguns lugares no Brasil. Não há nada definido.”

Picape Poer – Crédito: Divulgação

A ideia é competir com os modelos a diesel, como Toyota Hilux e Ford Ranger, e conquistar os consumidores do campo reticentes com a tecnologia eletrificada.

“A picape, em algum momento, terá que ser produzida localmente.”

Para não passar perrengue, ela terá um motor 2.0 turbo. A Poer também poderá chegar com um visual diferente da opção comercializada na China.

Fábrica de baterias e teste de hidrogênio

O executivo ressaltou que outra meta da montadora é ter uma fábrica de baterias para carros no país.

“Isso é um processo. Não é simples. Trata-se de muito investimento. Terá que ser uma fábrica para juntar vários projetos.”

Outro destaque é que o fabricante deve iniciar testes ainda neste ano com motorização a hidrogênio. Vale destacar que a GWM tem um caminhão com a tecnologia na China.