Por Akash Sriram e Abhirup Roy

(Reuters) – A fabricante de veículos elétricos Lucid informou nesta segunda-feira que seu maior acionista, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, injetará até 1,5 bilhão de dólares na companhia, que busca aumentar a produção de um novo SUV.

As ações do grupo saltavam cerca de 6% nas negociações pós-mercado, após fecharem em queda de 3,9% na sessão regular.

+ Avaliação: novo Macan elétrico é a grande aposta da Porsche
+ Microlino: Como é o ‘Romi-Isetta elétrico’ de R$ 100 mil, destinado a adolescentes

O acordo ocorre pouco antes do início da produção planejada do tão aguardado SUV Gravity pela Lucid ainda este ano e garante que a fabricante de veículos elétricos tenha financiamento suficiente até o quarto trimestre de 2025.

A Lucid usará os recursos para fabricar ferramentas para produzir o Gravity SUV e para construir sua fábrica na Arábia Saudita, com uma capacidade anual de produção de 150.000 veículos por ano, entre outros investimentos, disse o presidente-executivo da companhia, Peter Rawlinson, à Reuters.

A empresa também reportou uma receita acima das estimativas de analistas no segundo trimestre, com preços reduzidos ajudando a impulsionar as vendas de seus sedãs elétricos de luxo durante o período de abril a junho.

A receita do segundo trimestre do grupo somou 200,6 milhões de dólares, contra estimativa dos analistas de 192,1 milhões de dólares, segundo dados da LSEG.

A Lucid também está se preparando para expandir sua linha de produtos com um carro mais acessível, de médio porte, que deverá ser lançado no final de 2026.

(Reportagem de Akash Sriram, em Bengaluru, e Abhirup Roy, em San Francisco)