A Kia apresentou no Brasil o elétrico EV5, que chega em versão única (Land). O preço? R$ 399.990.

Trata-se de um SUV médio que tem alcance de 402 km, segundo o Inmetro. O seu sistema desenvolve 217,5 cv de potência e 31,6 Kgfm de torque, o que permite o modelo ir de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Em termos de eficiência energética, ele faz o equivalente a 37,6 km/l na cidade e 30,5 km/l na estrada.

Em relação ao seu carregamento, ele pode ser “abastecido” em corrente contínua (DC) de 360 kW em 27 minutos (80%) e em estação de 50 kW em 83 minutos (também 80%); enquanto em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), em 8h10, e com unidade de 7 kW (rede bifásica) em 9h40.

Kia EV5 – Crédito: Divulgação

+ Nova Kia Carnival no Brasil; veja como ficou a reestilização da minivan de luxo de até 8 lugares
+ Cotada para o Brasil, picape Kia Tasman é revelada com camuflagem especial

Visual

Na fita métrica, ele é dotado de 4.615 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.715 mm de altura e 2.750 mm de entre-eixos. A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

Ele apresenta um visual ao mesmo tempo limpo e parrudo. O EV5 também incorpora a chamada “iluminação de mapa estelar” tridimensional formada por luzes diurnas (DRL).

PreviousNext

A carroceria pode contar com oito cores: branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg.

Por dentro, há o display panorâmico com telas integradas do painel digital de instrumentos de 12,3”, do cluster central de 5,3” e do multimídia de 12,3”, com comandos sensíveis ao toque.

Kia EV5 – Crédito: Divulgação

O EV5 inclui tecnologias de condução semi-autônoma, o ADAS – Advanced Driver-Assistance System, como:

  • Alerta de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW – Driver Attention Warning w/ Leading Vehicle Departure Alert);
  • Alerta de prevenção de colisão por ponto cego (BCA – Blind-spot Collision-avoidance Assist) traseiro;
  • Alerta de saída de faixa de rodagem (LDW – Lane Departure Warning); de saída em segurança (SEW – Safe Exit Warning);
  • Assistente de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA – Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist);
  • Assistente de centralização na faixa de rodagem (LFA – Lane Following Assist);
  • Assistente de farol alto (HBA – High Beam Assist);
  • Assistente permanência na faixa de rodagem (LKA – Lane Keep Assist);
  • Assistente para prevenção de colisão frontal (FCA – Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas;
  • Assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT);
  • Câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM – Rear View Monitor) e de visão 360° (SVM – Surround View Monitor);
  • Monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM – Blind-spot View Monitor);
  • Piloto automático adaptativo (SCC – Smart Cruise Control) com assistente de congestionamentos e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW – Park Distance Warning, Forward & Reverse).