O King, sedã híbrido plug-in da BYD, veio para pegar a coroa do Corolla no Brasil. Ele chegou mais barato que seu maior concorrente, R$175.800,00 x R$187.790,00 – na comparação entre as versões de entrada. Além disso, ele é maior, mais potente e vai na tomada, diferente do carro da Toyota que é um híbrido convencional.

Motorização

O sedã da BYD tem um trem de força híbrido, com o sistema DM-i, desenvolvido pela própria marca. Ele envolve um motor 1.5 a gasolina somado a um elétrico, para gerar uma potência combinada de 235 cv e 33,1 kgfm de torque. Ele consegue ir de 0 a 100 km/h em até 7,3 segundos.

Em termos de comparação, o Corolla híbrido gera uma potência combinada de até 122 cv.

Ao optar pelo modo totalmente elétrico, o motorista aqui conta com 80 km de autonomia. Rodando somente no modo elétrico, o consumo equivale a 44 km/l na cidade e 36 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Visual

Na fita métrica, o King é maior que o Corolla. O rei da BYD tem 4,78 metros de comprimento, ou seja, 14 cm a mais que o sedã médio da Toyota.

Na frente, o sedã tem faixas cromadas que se conectam aos faróis de LED. Abaixo, há uma grade frontal em linhas horizontais.

As rodas são de 17 polegadas e a traseira obtém uma linha unificada para as lanternas, identidade que segue outros modelos da BYD.

O interior tem ótimo acabamento e visual minimalista, com uma tela flutuante de 12,8” de rotação elétrica, com Android Auto e Apple CarPlay, e um painel de instrumentos LCD de 8,8”.

O banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições, e no caso do BYD King GS, topo de gama, o banco do passageiro também pode ser ajustado em até quatro posições.

Como é?

O carro é muito confortável ao dirigir e a posição do motorista é levemente alta. O volante de base reta é bom de guiar e é possível comandar o multimídia por ele, como volume da música, por exemplo. 

Um comando no volante que auxilia bastante é o de câmera, no qual auxilia no trânsito e no momento de estacionar.

O condutor pode mudar o modo de condução por botões, elétrico ou híbrido; ou Sport, Normal ou Eco.

Além do carregamento da bateria pelo funcionamento no modo híbrido, você também pode carregar na tomada. A escolha é sua!

Se por fora o visual chama atenção e ele não passa despercebido pelas ruas, por dentro também ele faz bonito. Ao acelerar, você sente o torque instantâneo e a força do modelo.

As vantagens do BYD King não param por aí. Por ser híbrido, o King é livre de rodízio na cidade de São Paulo, além de contar com isenção ou desconto no IPVA, condição que varia de acordo com o estado.

Para quem prefere o aluguel, o modelo está disponível para locação no BYD Mais, programa de carros por assinatura da BYD. 

Preços e versões:

BYD King GL: R$ 175.800

BYD King GS: R$ 187.800

Ficha técnica BYD King DM-i GS

Powertrain

  • Híbrido Plug-in (opção de carregamento na tomada)
  • Motor elétrico com 145 kW de potência máxima
  • Motor à combustão 1.5 à gasolina
  • Potência combinada de 235 cv e 33kg de torque
  • 0 a 100 km/h em 7,3 segundos
  • Tração Dianteira
  • Velocidade máxima de 185 km/h

Dimensões

  • Comprimento 4,7 m
  • Largura 1,8 m
  • Altura 1,4 m
  • Entre-eixos 2,7 m
  • Volume do porta-malas 450 L
  • Tanque de combustível 48 L
  • Pneus 215/55 R17

Bateria

  • Blade (LFP) com capacidade de 18,3 kW

Consumo e autonomia

  • 80 km de autonomia no modo elétrico
  • 1.200 km de autonomia no modo híbrido
  • 44 km/L na cidade 36 km/L na estrada

Segurança e conveniência

  • 6 airbags
  • Freios ABS
  • Assistência de partida em rampas
  • Controle de tração
  • Direção assistida elétrica (C-EPS)
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Ajuste elétrico dos bancos de motorista e passageiro
  • Carregamento sem fio para celular
  • Ar condicionado dual zone

Multimídia

  • Tela flutuante rotativa 12,8’’
  • Painel de instrumentos 8,8’’
  • Câmera 360º
  • Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android
  • Comandos de voz
  • Sistema de som com 8 alto-falantes