Editora Três

16/09/24 – 16h43 – Atualizado em 16/09/24 – 16h49

Embora tenha perdido para o BYD Song Pro na categoria SUV médio, o Compass é uma excelente opção também em versões com tração dianteira. Mas as que honram a tradição da marca são as 4×4 – que, antes apenas com motor 2.0 a diesel, perderam atratividade com a elevação do preço do combustível e a alta desvalorização. Mas agora há uma nova opção 2.0 turbo a gasolina, e foi ela que levou o Jeep a ser Compra do Ano na categoria SUV 4×4 – trazendo a reboque o irmão com até sete lugares e vencedor do ano passado, o Commander (não tivemos como não dividir o prêmio: ambos ganharam a nova opção, embora ela tenha se adequado melhor às suspensões do Compass Blackhawk).

Outros competidores incluem SUVs “raiz”, com carroceria sobre chassi, não monobloco, como Toyota SW4 e Blazer (que sacrificam o conforto e têm dirigibilidade pior em nome de maior capacidade off-road, mas não são para todo mundo) e, ainda, o vencedor anterior, Ford Bronco (precisa se atualizar) e modelos como Haval H6 PHEV34 e Mitsubishi Eclipse Cross, que são AWD, mas com pouca aptidão fora de estrada.

Especialmente a partir da última atualização, o Compass ficou muito acima dos rivais em acabamento interno e, principalmente, em usabilidade (tem boas interfaces, com comandos claros, sem dependência exagerada de telas) e na ergonomia, com uma posição de dirigir ótima. Já o Commander pega isso, dá um toque extra de sofisticação nos materiais e ainda adiciona um visual diferenciado e mais dois assentos (porém é mais pesado e tem dinâmica pior).

Embora as versões a diesel tenham bons 170 cv e 350 Nm, recomendamos as novas 2.0 turbo – ou Hurricane, como a marca prefere chamar o motor – de 400 Nm e 272 cv. Como dissemos na avaliação da edição passada, se o 1.3 flex equilibra consumo e desempenho e o 2.0 a diesel entrega força e tração 4×4, o 2.0 turbo a gasolina combina o melhor dos dois mundos. E toda essa potência é acompanhada de suspensões que não decepcionam na hora de encarar curvas.

(Divulgação)

VERSÕES 4X4
• Compass Limited TD350 R$ 249.990
• Compass Overland Hurricane R$ 269.990
• Compass Blackhawk Hurricane R$ 279.990
• Commander Overland TD380 R$ 298.990
• Commander Overland Hurricane R$ 308.290
• Commander Blackhawk Hurricane R$ 279.990
• Compass Série S 4xe PHEV R$ 279.990

• Potência 170 cv a 272 cv
 Porta-malas 410 e 661 litros
 Versão indicada Qualquer Hurricane