A Renault acredita em elétricos desde antes de serem “obrigação”. Aposentou o ótimo Zoe, de 2012, mas acertou em cheio com o Megane E-Tech, que o substitui – embora com outra receita. Meio hatch, meio SUV, ressuscita um velho nome em um moderno crossover. Com 4,20 metros, o mesmo que um T-cross, tem design externo tipicamente francês, ousado e estiloso – e exclusivo, pois, diferentemente de outros elétricos, não tem versões a combustão, de maior volume. O Volvo C40 não teve chance diante dele porque, apesar de excelente, é R$ 80 mil mais caro e tem potência e desempenho similares, sem oferecer vantagens suficientes para justificar a diferença (e o EX30, de R$ 229.950, decepciona na usabilidade).

+ Avaliação: Renault Oroch Iconic é uma picape intermediária feita para o trabalho
+ Compra do Ano 2025 – Crossover: Por que o Renault Kardian é a evolução de um SUV de entrada

Não é só no design externo que o Megane conquista.
 Quando o motorista se aproxima, há uma coreografia de luzes e a maçaneta salta para recebê-lo.
 E a cabine surpreende pelo espaço, além de ter design intrigante e com acabamento refinado – mais próximo das marcas premium do que das “generalistas”.
 Falta um teto panorâmico, mas, no resto, é criativo e bonito.

O ambiente com Google nativo tem o Maps na versão para elétricos, que indica a carga ao chegar ao destino, e o cluster digital tem informações claras e é fácil de usar. De série, volante aquecido, iluminação ambiente, sensor de chuva, ar bizona… Não há direção semiautônoma, só a frenagem automática de emergência e o leitor de placas, além de uma câmera retrovisora, que ajuda bem na visibilidade (sacrificada pelo design).

Ao volante:
 amortecedores filtram o piso perfeitamente e o silêncio é absoluto, sem sons artificiais.
 Na cidade, a agilidade é notável e faz o carro parecer até mais potente, com 0-100 km/h em 7,4 segundos – e ainda é possível ajustar a recuperação de energia usando as aletas no volante.
 Em estradas, mostrou equilíbrio notável, direção afiada e desempenho empolgante – afinal, tem 220 cv e 300 Nm –, mas sem ser bruto ou incômodo, e com consumo moderado.
 A personalidade muda conforme o modo de condução: em uma tocada esportiva, a direção direta garante agilidade – e dirigibilidade extremamente agradável.

(Divulgação)

• VERSÕES
EV60 Optimum Charge R$ 279.990

• Potência 220 cv
 Torque 300 Nm
 Porta-malas 440 litros
 Consumo A
 Versão indicada Versão única