O novo Porsche Panamera desembarca no Brasil em sua terceira geração, que apresenta mudanças por fora, por dentro, em motorização e conta com uma suspensão “anti-buracos” – será que está preparado mesmo para as nossas ruas?

O sedã esportivo de luxo será comercializado nas opções 4 E-Hybrid (470 cv) e na 4S E-Hybrid (544 cv).

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Porsche Panamera – Crédito: Divulgação

Design

Apesar de um visual repaginado, o Panamera segue com suas proporções: 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura.

No visual, destaque para a entrada de ar central, que ficou mais larga e foi posicionada mais para baixo. As entradas laterais também ficaram mais largas e com luzes integradas.

Porsche Panamera – Crédito: Divulgação

Os faróis de LED Matrix estão presentes. Mas para quem quiser mais, o sistema de iluminação HD Matrix LED, que tem mais de 32.000 pixels por farol, está disponível como opcional. Ele oferece recursos novos, como iluminação dedicada de faixa – o alcance chega até 600 metros.

Atrás, destaque para a ausência de moldura na janela, “ombros” elevados e a nova lanterna tridimensional com iluminação em dois níveis.

Interior

Por dentro, há uma mistura de elementos digitais e analógicos. O painel de instrumentos é curvo de 12,6 polegadas. Há também um display opcional para o passageiro, com tela de 10,9 polegadas, e que exibe dados de desempenho do veículo.

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Versões

Panamera 4 E-Hybrid

Para a configuração 4 E-Hybrid, a Porsche inseriu um motor a gasolina V6 biturbo de 2.9 litros revisado (304 cv) e um elétrico de 190 cv, associado a uma transmissão PKD.

A potência combinada chega a 470 cv de potência e 650 Nm de torque. Com isso, essa versão acelera de 0 km/h a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.

Panamera 4S E-Hybrid

A 4S, por sua vez, tem uma condução mais dinâmica e entrega de potência na faixa superior de rotação.

Seu motor seis cilindros biturbo de 2,9 litros oferece 353 cv, junto com o mesmo propulsor elétrico da outra versão. Como resultado, a potência do sistema é de 544 cv e o torque máximo é de 750 Nm. Isso permite que o Panamera 4S E-Hybrid acelere de 0 km/h a 100 km/h em 3,7 segundos e atinja uma velocidade máxima de 290 km/h.

De acordo com os padrões do Inmetro, a autonomia no modo puramente elétrico subiu para até 63 km.

Porsche Panamera – Crédito: Divulgação

Suspensão

Como opcional, o novo Panamera oferece o chamado “Porsche Active Ride”. Trata-se de um sistema de suspensão com amortecedores ativos e uma tecnologia de dois estágios, sendo que cada um deles é conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente.

“Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia”, diz a Porsche.

A marca ressalta que o chassi mantém a carroceria do Panamera plana o tempo todo, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. O sistema consegue absorver “quase completamente” as irregularidades do piso.

Preços e versões:

Panamera 4 E-Hybrid: R$ 803.000

Panamera 4S E-Hybrid: R$ 922.000

As primeiras entregas começam a ser realizadas nos próximos dias em lojas da Porsche de todo o país.