A Mini trouxe ao Brasil o novo Contryman com uma pegada esportiva da linha John Cooper Works. Com esse “DNA”, o SUV à venda nas concessionárias conta com o nome um tanto avantajado: Mini John Cooper Works Countryman ALL4.

Mini John Cooper Works Countryman ALL4 – Crédito: Divulgação

Motor

Diferente do modelo convencional, que desembarcou somente a bateria por aqui e tem 306 cv (veja a avaliação aqui), essa configuração do Contryman dá e ele um coração a combustão.

O conjunto tem um motor 2.0 de quatro cilindros, que rende 317 cv de potência e 400 Nm de torque, associado a uma transmissão automática Steptronic de dupla embreagem tem sete velocidades – com paddle shifts no volante. Como o próprio nome da versão indica (ALL4) ele conta com tração integral.

Com esse trem de força, a marca afirma que o SUV esportivo é o carro mais veloz da Mini à venda no Brasil. Ele acelera a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.

+ Novo Mini Cooper S 5 portas chega ao Brasil com mais espaço para a gama
+ Mini inicia pré-venda de versão topo do Cooper elétrico, que sai por R$ 259.990

Visual

Mini John Cooper Works Countryman ALL4 – Crédito: Divulgação

Na fita métrica, o SUV da Mini cresceu: são 13,6 cm maior em seu comprimento e 8,4 cm em sua altura. Com isso, ele tem 4,43 m de comprimento, 2,06 m de largura (com retrovisores), 1,65 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.

O porta-malas ganhou 55 litros a mais de espaço e passou a totalizar uma capacidade de 505 litros.

Mini John Cooper Works Countryman ALL4 – Crédito: Divulgação

O visual segue as linhas da nova geração do Contryman, mas com o logotipo “John Cooper Works” redesenhado. Outro detalhe é que, pela primeira vez, o logotipo está sendo usado no esquema de cores preto, vermelho e branco.

O design dianteiro parece mais agressivo, por meio da grade e entradas de ar. Atrás, o para-choque foi redesenhado e ostenta duas saídas de escapamento. De série, as novas rodas tem 20 polegadas.

Interior

Por dentro, a pegada é bem minimalista e segue o esquema de cores em vermelho e preto no painel, portas e bancos esportivos. No centro do painel, há um revestimento em dois tons e o display redondo OLED de 240 mm de diâmetro – ele faz o papel de painel de instrumentos e central multimídia.

Mini John Cooper Works Countryman ALL4 – Crédito: Divulgação

Com a ausência do quadro de instrumentos acima do motorista, a Mini colocou um head up display, em que é possível visualizar principais informações para condução, como velocidade, indicação de navegação, mídia, e mais, sem que o motorista precise desviar muito o olhar da pista.

O multimídia é compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio e é equipada com o novo Mini Operating System 9, que também agrega assistente de voz. O sistema de som é assinado pela Harman-Kardon com 12 alto falantes e 365 watts de potência.

Tecnologia

O SUV tem 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround no total. Segundo a marca, eles dão suporte aos sistemas de assistência ao motorista, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo e visualização 360° no entorno do carro.

Mini John Cooper Works Countryman ALL4 – Crédito: Divulgação

Mercado

O novo Mini Cooper Works Countryman ALL4 é oferecido por R$ 379.990 em uma única versão, mas conta com dez opções de cores para a carroceria: Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Slate, Azul Blazing, Azul Sunset, Cinza Legend e Verde Smokey.

Além disso, há outras duas configurações de personalização, com teto vermelho e faixas vermelhas (opção característica para linha JCW) ou com teto preto com faixas pretas. No interior, o revestimento é sempre preto com detalhes vermelhos.

PreviousNext