A Honda lançou a décima geração da CG, a moto mais vendida do mercado nacional. Ela apresenta atualizações em visual, motorização e chega em quatro versões: Titan, Fan, Start e Cargo.

Destaque para os freios ABS de um canal na roda dianteira e disco na traseira, além dos novos ajustes da suspensão dianteira, painel digital, desenho das rodas e tomada do tipo USB-C.

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Visual

A CG 2025 adotou a mesma tecnologia da Sahara, Tornado e Bros, que protege o tanque metálico com superfícies plásticas. O reservatório de combustível agora conta com 14 litros de capacidade.

Honda CG 160 2025 – Crédito: Divulgação

O visual entre as configurações pode ser diferenciado por meio de aletas laterais maiores na Titan e Fan, enquanto na Start e Cargo as laterais do conjunto são mais “essenciais”.

Segundo a Honda, as novas formas das superfícies do tanque implicaram em um redesenho do assento em dois níveis.

Honda CG 160 2025 – Crédito: Divulgação

Atrás, há novas rabeta, lanterna e alças. Outro destaque que estreou na linha da CG 2025 são as pedaleiras do garupa em alumínio.

Foi inserido um quadro de instrumentos inédito, de tipo digital blackout para a Titan e Fan e com iluminação convencional nas demais versões. O indicador de marcha é também um recurso novo, presente em todas as CG 2025, assim como o indicador de consumo de combustível.

Para a opção topo, Titan, a Honda incluiu um porta USB-C e rodas de liga leve com novo desenho.

Honda CG 160 2025 – Crédito: Divulgação

Motor

A CG 160 é equipada com o motor flex de 162,7 cc monocilíndrico 4T arrefecido a ar, para as opções Titan, Fan e Cargo. O conjunto oferece até 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm, enquanto o torque máximo é de 1,43 kgfm com etanol e 1,41 kgfm com gasolina, a 6.750 rpm.

Para a CG 160 Start o combustível admitido pelo sistema PGM-FI é apenas a gasolina, com valores de potência e torque iguais ao anunciado para as versões que se valem da tecnologia FlexOne.

Em termos de comparação, o propulsor ficou levemente menos potente. A CG 2024 desenvolve até 14,9 cv (gasolina) e 15,1 cv (etanol), a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,40 kgfm (gasolina) e 1,54 kgfm (etanol), sempre a 7.000 rpm.

Todas as Honda CG 2025 são equipadas com câmbio de cinco velocidades.

Honda CG 160 2025 – Crédito: Divulgação

O fabricante diz que, devido ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, os índices de emissões da moto foram reduzidos por conta da instalação de um cânister e filtro destinado à absorção do vapor de combustível. Na medição de ruído parado também houve decréscimo.

Mais detalhes

Os pneus utilizados para o lançamento são Michelin Pilot Street 2 tubeless (sem câmara) medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Para as demais versões, as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, também tubeless (sem câmara).

Honda CG 160 2025 – Crédito: Divulgação

Na CG 160 Titan 2025 estreia o sistema de freio ABS – Antilock Braking System de um canal. Nas demais versões, o sistema de frenagem é o CBS – Combined Brake System.

O peso a seco da Honda CG 160 Titan 2025 é de 120 kg, a CG 160 Fan pesa 119 kg, e CG 160 Start 117 kg e a CG 160 Cargo 122 kg.

Outra atualização remete à adoção de um novo tipo de suspensão dianteira, com tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, de 31 mmØ. O curso da roda dianteira, de 18 polegadas, é de 120 mm.

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Mercado

A CG chega às lojas  em novembro. Confira abaixo o preço, versões e cores:

Honda CG 160 Titan ABS: R$ 19.230,00

Cores: Laranja, Vermelho metálico e Preto metálico

Honda CG 160 Fan CBS: R$ 17.723,00

Cores: Azul perolizado, Vermelho perolizado e Preto metálico

Honda CG 160 Start CBS: R$ 16.194,00

Cores: Prata metálico, Vermelho perolizado e Preto

Honda CG 160 Cargo CBS: R$ 17.175,00

Cores: Branco