08/11/2024 - 8:35
A Audi trouxe ao Brasil o novo Q6 e-tron. Para conhecer o modelo de perto, a equipe do site MOTOR SHOW foi até a cidade de São Pedro, no interior de São Paulo, na pista da Bridgestone.
Os jornalistas passaram por dois testes. O primeiro consistia em um percurso para fazer de 0 a 100 km/h, slalom e trecho de inclinação de até 9º. O segundo era um circuito com curvas e pista molhada, mas com o desafio de contagem de tempo – fiz em 37 segundos.
Na pista
Em todas as curvas, o carro respondeu muito bem e passa uma estabilidade e confiança ao motorista – grudado no asfalto. O assento esportivo, boa empunhadura do volante de base reta e head up display com realidade aumentada (apesar de ter três telas na frente) auxiliaram a condução. Isso, sem contar na tração integral quattro e suspensão esportiva S.
Ao acionar o trem de força, que possui dois motores, um em cada eixo, que fornecem uma potência combinada de 387 cv, é possível sentir o torque instantâneo de 535 Nm.
O 0 a 100 km/h foi bem próximo dos 5,9 segundos informados de acordo com a marca. O modelo consegue atingir a velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente) e tem autonomia de 411 quilômetros (Inmetro), para complementar.
Visual e interior
De cara, confesso que estranhei a grade “single frame”, mas logo me acostumei com ela. O restante do carro tem um design bem resolvido, com frente alta e conjunto óptico afilado. Os acabamentos em preto brilhante e a inscrição “e-tron” nas laterais dão um sabor especial ao visual.
Atrás, as lanternas são unidas e lembram o desenho do e-tron GT. O porta-malas traseiro tem capacidade total de 526 litros (1529 litros com os bancos rebatidos) e o porta-malas dianteiro conta com 64 litros de capacidade.
Por dentro, a cabine é ao mesmo tempo “limpa” e equipada com botões (alguns estão presentes na porta à esquerda). Na frente, há duas telas integradas e curvas com tecnologia OLED – quadro de instrumentos de 11,9 polegadas e multimídia touch de 14,5 polegadas –, mas que quase não as utilizei.
O head up display cumpre muito bem o seu papel de velocímetro, mas também pode exibir sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. Uma curiosidade é que o desenho do painel e multimídia lembra o formato das linhas da grade frontal.
O passageiro dianteiro tem à disposição um display de 10,9 polegadas, para comandar as funções de multimídia, por exemplo.
Um detalhe interessante é que o carro conta até com um jogo no quatro de instrumentos, que pode ser apreciado com ele parado.
Detalhes
Com 4.771 mm de comprimento, 2.193 mm de largura, 1.685 mm de altura e 2.889 mm de entre-eixos, ele é levemente maior que um Porshce Macan (4.726 x 1.922 x 1.621 x 2.807). Nas idas e vindas para as partes da pista fui no banco traseiro, que acomoda muito bem os meus 1,84 m, com uma distância boa para as pernas. Destaque também para o teto solar panorâmico.
Mercado
O Q6 e-tron desembarca importado da Alemanha em duas versões: Performance quattro e Performance Black quattro, com valores a partir de R$ 559.990. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar a partir de dezembro.
De acordo com a marca de quatro argolas, o veículo representa o seu próximo passo do projeto de eletrificação e adota uma nova linguagem visual e promete “puxar a fila” dos mais de 20 lançamentos que estão para ocorrer nos próximos anos.
Versões
Performance quattro – R$ 559.990
Veja abaixo os itens:
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória;
- Frisos decorativos das janelas na cor preta;
- Pintura full-body (arcos dos para-lamas na cor do veículo);
- Suspensão esportiva S;
- Teto solar panorâmico;
- Rodas de alumínio Audi Sport de 20 polegadas, com pneus 255/50 R20 (dianteiros) e 285/45 R20 (traseiros);
- Airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina;
- Assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de trafego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré;
- Câmeras top-view 360°;
- Controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB);
- Faróis full led Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas ópticas personalizáveis do DRL (via MMI) e lavador de farol;
- Lanternas traseiras full-led Pro, com setas dinâmicas e apresentação de luzes (Coming/leaving home);
- Park assist plus, com sensores estacionamento dianteiro e traseiro;
- Simulação de som externo e-tron Sport.
As cores disponíveis são: Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã, Cinza Manhattan e Preto Mito. Internamente, os assentos recebem a tonalidade preta com costura na cor cinza rocha.
Performance Black quattro – R$ 599.990
Adiciona, além dos itens da configuração base:
- Acabamento das soleiras das portas com logo S em alumínio e iluminadas;
- Bancos dianteiros esportivos em combinação couro/couro sintético e inscrição S;
- Pacote de luzes ambiente Plus (interativas, que auxiliam o carro na interação com os ocupantes);
- Pedaleiras em aço inoxidável;
- Volante em couro perfurado, aplanado (cima e baixo), multifuncional com shift-paddles, aquecido e com inscrição “S” como parte do pacote S line interior;
- Pacote S line exterior, com para-choques esportivos (que remetem ao modelos RS e-tron GT), capa do espelho retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos das janelas na cor preto brilhante e rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas e pneus 255/45 R21 (dianteiros) e 285/40 R21 (traseiros);
- Head-up display de realidade aumentada;
- Sistema de som Bang&Olufsen 3D.
As tonalidades oferecidas são: Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã, Cinza Manhattan, Cinza Daytona e Preto Mito. Os assentos recebem duas opções de combinação de cores: preto com costura cinza rocha, e cinza com costuras cinza antracite.