Ratan Tata, ex-presidente do grupo que atualmente detém marcas como a Jaguar e Land Rover, o Tata Group, morreu em outubro deste ano, aos 86 anos.

Como nunca se casou ou teve filhos, ele deixou um irmão, duas meia-irmãs e um meio-irmão. Mas quem vai receber boa parte de sua herança na verdade é o seu cão Goe: são 91 milhões de libras (ou 676 milhões de reais, em conversão direta). Segundo divulgado pelo Times, Tata ainda escreveu para que o animal tivesse cuidados “ilimitados”.

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Outra parte do montante foi destinado a seu mordomo e assistente geral, Konar Subbiah, e seu cozinheiro, Rajan Shaw. Seus irmãos apenas herdarão parte de sua propriedade.

Uma mulher brinca com o cachorro de Ratan Tata, Goa, enquanto as pessoas assistem ao velório final do ex-presidente do Tata Group, Ratan Tata, em Mumbai, Índia, em 10 de outubro de 2024. REUTERS/Francis Mascarenhas

Trajetória

O empresário se juntou ao Tata Group em 1961 e sucedeu seu tio J.R.D. Tata como presidente, após a aposentadoria dele em 1991. Isso ocorreu depois da liberalização da economia da Índia, em 1990, o que trouxe do reformas econômicas massivas e investimentos globais no país.

Sob sua liderança, o conglomerado cresceu significativamente para quase 100 empresas, incluindo a Tata Motors, o maior fabricante de automóveis do país; a Tata Steel, a maior empresa de aço privada; e a empresa de tecnologia da informação, a Tata Consultancy Services.

Atualmente, o grupo emprega mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, com presença em mais de 100 países. Seus produtos são onipresentes nas casas indianas e incluem necessidades diárias, como sal, chá e água mineral.

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Jaguar e Land Rover e mais aquisições

  • O Tata Group foi pioneiro também na aviação comercial na Índia ao lançar uma companhia aérea em 1932, que mais tarde se tornou a Air India. O governo mais tarde assumiu o controle. O Tata Group, então, comprou a Air India do governo em 2021. Além disso, a companhia também começou uma companhia aérea de serviço completo, a Vistara, com a Singapore Airlines, mas recentemente a fundiu com a Air India.
  • A aquisição das marcas Jaguar e Land Rover da Ford ocorreu em junho de 2008 por US$ 2,3 bilhões.
  • Um ano antes, ela também assumiu a fabricante de aço britânica Corus, por US$ 12 bilhões. Na época, a produção anual de aço da Corus era quatro vezes maior que a da Tata Steel. Mas, ao contrário de seus sucessos em outros projetos, a Corus foi um fardo para os Tatas, já que a empresa não conseguiu sair da crise financeira.
  • Em 2009, a empresa surpreendeu a indústria automobilística ao lançar o Tata Nano, um veículo pequeno com motor traseiro que custava cerca de 100.000 rúpias (na época, US$ 2 mil). Publicizado como um “Carro do Povo”, ele poderia acomodar até cinco adultos.
FOTO DE ARQUIVO: O presidente do Tata Group da Índia, Ratan Tata, sai do novo carro “Nano” da empresa durante seu lançamento na 9ª Auto Expo em Nova Déli, em 10 de janeiro de 2008. REUTERS/Adnan Abidi/Foto de arquivo

Aposentadoria

Em dezembro de 2012, Tata se aposentou como presidente do Tata Group. Ele serviu brevemente como presidente interino a partir de outubro de 2016, após a destituição de seu sucessor, Cyrus Mistry.

Ele voltou à aposentadoria em 2017, quando Chandrasekaran foi nomeado presidente do Tata Group.

FOTO DE ARQUIVO: Ratan Tata , presidente emérito da Tata Sons, participa de um evento onde foi introduzido no Hall da Fama Automotivo de 2015 em Detroit, Michigan, em 23 de julho de 2015. REUTERS/Rebecca Cook/Foto de arquivo

Tata também era amplamente conhecido por seu trabalho filantrópico em múltiplas áreas, incluindo saúde, educação, desenvolvimento de habilidades, alívio e reabilitação de desastres, sob os Tata Trusts, a maior organização filantrópica do setor privado da Índia, que ele chefiou até sua morte.