A Fiat debutou seus primeiros carros híbridos produzidos no Brasil: o Pulse e o Fastback. O fato é que o inédito motor flex T200 Hybrid, inserido em um sistema híbrido-leve, passou a equipar as versões Audace e Impetus dos SUVs. A diferença de preços das opções a combustão para as híbridas são de R$ 2 mil – todas elas aparecem no site da marca, mas só restarão as híbridas, em breve. Veja abaixo:

  • Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 125.990 – R$ 123.990 (Audace T200 Flex)
  • Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990 – R$ 138.990 (Impetus T200 Flex)
  • Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990 – R$ 149.990 (Audace T200 Flex)
  • Fastback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990 – R$ 159.990 (Impetus T200 Flex)

 

Pulse e Fastback com motores híbridos – Crédito: Divulgação/Fiat

O trem de força tem um propulsor 1.0 turbo, que desenvolve 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT de sete velocidades. Além disso, há um propulsor elétrico de 12V, que auxilia o motorzão. No entanto, de forma geral, esse conjunto não agregou nada em potência, mas trouxe mais economia aos modelos.

Segundo dados do Inmetro, no ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol.

+ Dona da Fiat e Jeep registra queda nas vendas globais, mas tem Brasil como mercado em alta
+ Stellantis: dona da Fiat e Jeep enfrenta aposentadoria de CEO e baixo desempenho

Pulse Impetus Hybrid – Crédito: Divulgação

Veja abaixo os consumos com o motor híbrido:

Pulse

  • Urbano: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,4 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)

Fastback

  • Urbano: 12,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)

Então o que muda no motor T200 inserido no sistema híbrido?

O sistema híbrido da Fiat conta com um propulsor elétrico, que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema é capaz de gerar um torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao propulsor elétrico.

O sistema gera potência de até 3kW (ou 4 cv) – mas só para dar aquele “empurrãozinho” extra. Ele atua na função Start-Stop e durante acelerações e retomadas para redução de consumo.

Fastback Impetus Hybrid – Crédito: Divulgação

Composição do sistema híbrido:

  • Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista);
  • Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica;
  • Motor elétrico multifuncional de 12V conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida.

Todo o funcionamento do sistema híbrido é mostrado no novo painel digital de 7 polegadas (Impetus) ou de 3,5 polegadas (Audace).

Fiat Fastback Hybrid – Crédito: Divulgação

Preços, versões e equipamentos

Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990

Fiat Fastback Audace – Crédito: Divulgação
  • Motor T200 Hybrid (130cv)
  • Cor exclusiva Azul Amalfi  (estreando na linha Fastback)
  • Keyless
  • Carregador por Indução
  • Multimídia 10,1”
  • Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
  • AEB
  • Detecção de Chuva
  • Retrovisor Fotocrômico
  • Farol Alto Automático
  • Partida Remota

Fastback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990

Fastback Impetus Hybrid – Crédito: Divulgação

Itens da versão anterior somados a:

  • Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
  • Cluster 7”
  • Sensor de Estacionamento Dianteiro
  • Farol de Neblina
  • Luz no Retrovisor
  • Retrovisor com tilt down e rebatimento
  • Roda de Liga 18”
  • Teto Bicolor
  • Bancos em Couro

O Fiat Fastback 2025 conta com as cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari, Cinza Strato e a nova Azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus). A versão Impetus oferece ainda o teto bicolor de série.

Fiat Pulse

Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990

Fiat Pulse Audace Hybrid – Crédito: Divulgação
  • Motor T200 Hybrid (130cv)
  • Cor exclusiva Azul Amalfi
  • Multimídia 10,1”
  • Banco Bipartido
  • Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
  • Keyless
  • Carregador por Indução
  • Partida Remota
  • Rodas em Liga 16”
  • Volante em Couro

Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990

Pulse Impetus Hybrid – Crédito: Divulgação

Itens da versão anterior somados a:

  • Cluster 7”
  • Multimídia 10,1”
  • Sensor de Estacionamento Dianteiro
  • Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
  • Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
  • Farol de Neblina
  • Luz no Retrovisor
  • Retrovisor com tilt down e rebatimento
  • Detecção de Chuva
  • Retrovisor Fotocrômico
  • Farol Alto Automático
  • Roda de Liga 17”
  • Bancos em Couro
  • Teto Bicolor

O Fiat Pulse 2025 tem as seguintes opções de cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi (exclusiva para Audace e Impetus). A versão Audace oferece teto bicolor por meio de opcional, enquanto na versão Impetus esta pintura é de série.