As vendas de carros na China aumentaram em outubro, impulsionadas pelos subsídios do governo e pela forte demanda durante o feriado do Dia Nacional. De acordo com a China Passenger Car Association (CPCA) nesta sexta-feira, o mês foi um dos melhores do mercado automotivo chinês em termos de vendas, produção e exportações.

As vendas no varejo de carros de passeio aumentaram 11,3%, a 2,26 milhões de unidades, em comparação com o ano anterior, e avançaram 7,2% em relação a setembro, segundo informações da instituição. As vendas de veículos elétricos e híbridos representaram 52,9% do total.

As exportações totalizaram 441 mil carros, um aumento de 13% na comparação anual e expansão de 2% na mensal.

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A demanda recebeu um impulso dos programas de subsídios de troca dos governos central e local, mas acredita-se que o feriado do Dia Nacional da China, combinado com uma alta nos mercados de ações, também pode ter apoiado a melhora no sentimento do consumidor.

Segundo a CPCA, a BYD segue líder no mercado de veículos elétricos, com mais de 500 mil unidades vendidas, seguida pela Tesla, que entregou pouco mais de 68 mil carros.

A associação acredita que as montadoras devem aumentar seus estoques para a temporada de final de ano e para o feriado do Ano Novo Lunar, que acontece no início de 2025.