Por Guilherme Silva

As novas gerações de A4 e A5 serão lançadas na Europa a partir de 2025 com uma série de novidades, incluindo uma variante perua e versões híbridas-leves e plug-in (PHEV), todas construídas sobre a mesma plataforma de veículos eletrificados PPE (Premium Platform Electric), compartilhada com a Porsche.

Mas, enquanto isso não acontece, a dupla de sedãs da Audi volta a ser comercializada no Brasil “ressuscitando” o já consagrado sistema de tração integral quattro, que era disponibilizado até 2021 junto com o motor 2.0 turbo a gasolina de 252 cv e 370 Nm (que saiu de cena à época por não atender ao Proconve – Programa de Controle de Emissões Veiculares do governo).

Para possibilitar a volta dos modelos, o motor EA888 passou por mudanças para se enquadrar às novas exigências ambientais. Mas, para que isso acontecesse, potência e torque tiveram que ser reduzidos para respectivos 204 cv e 320 Nm.

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 No caso do A4, os preços partem de R$ 333.990 na versão Prestige, que foi incrementada com faróis e lanternas full LED com setas dinâmicas e rebatimento do banco traseiro.

● A opção S-Line, de R$ 359.990, adiciona à lista ar-condicionado de três zonas, bancos esportivos com ajustes elétricos, acabamento interno em alumínio, rodas de 19 polegadas, ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e teto solar (opcional no Prestige). O pacote que substitui os cromados da carroceria por apliques black piano, as pinças de freio pintadas de vermelho e o som assinado pela dinamarquesa Bang & Olufsen são vendidos à parte.

● Já o Audi A5 Advanced custa os mesmos R$ 360 mil e traz um pacote de equipamentos idêntico ao do A4 S-Line, com o acréscimo apenas de faróis de LED Matrix, que ajustam o facho automaticamente de acordo com as condições de luminosidade e do trânsito (nos dois sentidos).

● Por fim, o A5 S-Line, de R$ 394.990, tem visual mais esportivo, reforçado pelas rodas de 20 polegadas e o teto forrado com tecido preto.

O belo visual do Audi A5 quattro sugere um desempenho superior ao que o sedã, de fato, entrega. Apesar de sua carroceria longilínea e do teto baixo, que remetem aos cupês e transmitem um caráter bastante esportivo, o A5 é o tipo de carro que fica mais à vontade rodando tranquilamente em ruas de asfalto liso ou viajando em velocidades de cruzeiro em rodovias bem conservadas.

As suspensões independentes nos dois eixos são bastante eficientes na absorção da maioria dos impactos, mas os pneus de perfil baixíssimo sofrem com a buraqueira de nossas vias.

A tração integral tem funcionamento imperceptível, atuando somente em situações de perda de aderência das rodas da frente, quando um conjunto de embreagens acopladas ao motor e aos diferenciais transfere parte da força do motor ao eixo traseiro. Em condições normais, o A5 é tracionado todo o tempo pelas rodas dianteiras para poupar combustível.

Bom de guiar, o A5 quattro trata bem os ocupantes com:
● bancos extremamente confortáveis,
● acabamento caprichado,
● sistema de som de alta qualidade,
● e ar-condicionado com temperatura independente para quem viaja atrás.

Porém, o banco traseiro é indicado para apenas dois passageiros, pois quem se senta no meio tem o espaço para os pés tomado pelo túnel central que acomoda o eixo de transmissão da tração integral.

Apesar das observações acima, e embora os números da ficha técnica possam não empolgar – ainda mais em um carro de R$ 400 mil –, o motor 2.0 turbinado associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades entrega um desempenho para viajar com muita tranquilidade e fazer ultrapassagens sempre bem seguras.

De acordo com a Audi, o A5 acelera de 0-100 km/h em apenas 6,8 segundos e alcança a máxima de 210 km/h. Durante nossa avaliação, o consumo médio ficou na faixa de 8 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada, marcas bastante aceitáveis para um modelo com mais de 1.600 quilos.

(Divulgação)

Audi A5 Sportback Advanced quattro

Preço básico R$ 359.990
Carro avaliado R$ 359.990

Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, injeção direta e indireta, turbo, duplo comando com variação na admissão e no escape
Combustível: gasolina
Potência: 204 cv a 4.500 rpm
Torque: 320 Nm a 1.450 rpm
Câmbio: automatizado sequencial, dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,757 m (c), 1,847 m (l), 1,386 m (a)
Entre-eixos: 2,824 m
Pneus: 265/30 R20
Porta-malas: 465 litros
Peso: 1.660 kg
Tanque: 58 litros
0-100 km/h: 6s8
Velocidade máxima: 210 km/h
Consumo cidade: 9,9 km/l
Consumo estrada: 12,4 km/l Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: E (Extra Grande)