Depois do Chevrolet Cruze e Renault Logan, chegou a vez do Yaris sedã dar adeus no Brasil, onde é produzido. Ficarão apenas as opções automáticas do hatch. A informação foi confirmada pelo site Motor 1 da Argentina, país onde o modelo também é comercializado.

O fim da produção do carro da Toyota por aqui deve ocorrer ainda em novembro e dar lugar ao SUV Yaris Cross. Mas, afinal, o mercado será apenas de SUVs?

Mudança ao longo dos anos

Vale destacar que atualmente o segmento de utilitários esportivos representa quase metade do mercado (48,15%), enquanto os sedãs são 14,7%. Há dez anos atrás, os SUVs eram 10,72% e o segmento de três volumes era 29,17%, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Para entender a falta de interesse no sedã, o site MOTOR SHOW conversou com Murilo Briganti, COO da Bright, especializada em consultoria automobilística.

Por que o consumidor não quer mais o sedã?

Para Briganti, o declínio do sedã pode ser atribuído a uma serie de fatores que atendem às novas necessidades e preferencias dos consumidores, assim como maior oferta de modelos e versões por parte das montadoras.

“Os SUVs/crossovers oferecem uma posição de dirigir mais elevada, o que transmite uma maior sensação de segurança e possuem mais espaço interno, atributos que tem atraído a atenção de quem antes optava por sedãs. Além disso, os utilitários tem características que atendem melhor as condições das vias e rodovias nacionais.”

Apesar de o sedã sempre ser visto como um carro de boa opção para as famílias, eles perderam a preferência do consumidor e, consequentemente, passaram a ter menos espaço no portfolio das montadoras, o que acabou o deixando com visual e apelo mais defasado do que os SUVs.

É o fim do sedã ou ainda há espaço?

Embora o mercado de sedãs compactos e médios tenha caído praticamente pela metade, o especialista não enxerga, pelo menos por enquanto, o “fim” dessa categoria, como ocorreu com as peruas, por exemplo.

“O sedã ainda é uma opção válida para quem busca mais conforto no transporte diários, com espaço no porta-malas e um comportamento dinâmico, mais ágil que os SUVs, que, apesar de suas vantagens, possuem centro de gravidade mais alto.”

Toyota

Questionada pelo site MOTOR SHOW sobre o fim da produção do Yaris sedã por aqui, a Toyota não respondeu até a publicação deste conteúdo. O espaço segue aberto para esclarecimentos.