Periodicamente, o Latin NCAP, programa independente de avaliação de automóveis novos para a América Latina e Caribe, avalia alguns modelos comercializados no mercado brasileiro quanto a segurança. Mas quais receberam nota máxima? Pensando nisso, o site MOTOR SHOW listou os automóveis que ganharam cinco estrelas.

Os veículos passam por batidas simuladas e utilizam “bonecos” adultos e infantis. Há impactos de forma frontal, lateral e chicotada cervical (whiplash), por exemplo.

+ Veja ranking dos carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro e no ano

A lista é dominada por modelos da Chevrolet e Volkswagen. Veja abaixo:

Chevrolet Onix e Onix Plus – teste 2019

Chevrolet Onix Plus
Chevrolet Onix Plus – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

O sedã e o hatch Chevrolet Onix têm seis airbags e Isofix e tiveram a carroceria considerada estável nos impactos frontal, lateral e de poste. A única ressalva foi para a proteção ao peito, que foi considerada “fraca”.

Volkswagen Tiguan – teste 2019

Volkswagen Tiguan – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

O Tiguan conta com uma estrutura considerada estável, fornecendo proteção “boa” ou “adequada” para os passageiros nos impactos frontal e lateral.

Volkswagen Taos – teste 2021

Volkswagen Taos – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

O Taos conseguiu 90% em Proteção de Ocupantes Adultos, 90% em Proteção de Ocupantes Crianças, 61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85% em Assistência à Segurança.

Volkswagen Nivus – teste 2022

Volkswagen Nivus – Crédito: Divulgação/LatinNCAP

Na avaliação, o SUV compacto alcançou 92% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85% em Assistência à Segurança.

Volkwagen Virtus – teste 2022

Teste Volkswagen Virtus – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

O Virtus recebeu 92% em Proteção de Ocupantes Adultos, 92% em Proteção de Ocupantes Crianças, 53% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85% em Assistência à Segurança.

Chevrolet Tracker – teste 2022

Chevrolet Tracker – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

O Chevrolet Tracker obteve 91% em Proteção de Ocupantes Adultos, 92% em Proteção de Ocupantes Crianças, 54% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83% em Assistência à Segurança.

No entanto, o SUV teve um adendo do Latin NCAP. Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o equipamento.

Volkswagen T-Cross – teste 2024

Volkswagen T-Cross em testes do Latin NCAP – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

O Volkswagen T-Cross ganhou ganhou 92% em Proteção de Ocupantes Adultos, 90% em Proteção de Ocupantes Crianças, 66% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85% em Assistência à Segurança.

Toyota Corolla – teste 2024 (de 5 para 4 estrelas)

Toyota Corolla – Crédito: Divulgação/Latin NCAP

Em um teste realizado em 2019, o Toyota Corolla recebeu cinco estrelas do Latin NCAP. No entanto, em uma nova avaliação em 2024, o sedã médio ganhou apenas quatro.

De acordo com o programa, ele obteve 73% em Proteção de Ocupantes Adultos, 72% em Proteção de Ocupantes Crianças, 60% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 82% em Assistência à Segurança.