14/03/2025 - 11:35
Nesta quinta-feira, 13, a Volkswagen confirmou o início da produção do inédito SUV Tera no Brasil, mais precisamente na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Sua apresentação ocorreu na semana anterior, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em pleno Carnaval.
Com previsão de chegar às lojas até junho de 2025, ele vai enfrentar opções como o Fiat Pulse e Renault Kardian, para citar, e ficará posicionado entre o Polo e o Nivus, dentro da gama da Volks.
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A previsão é de que os preços fiquem entre R$ 100 mil e R$ 140 mil. Haverá versões que devem incluir motorização turbo e aspirada, com câmbio manual e automático.
Para se ter uma ideia, a VW projeta e considera o modelo no mesmo patamar que o Fusca ou o Gol, os carros mais comercializados da marca por aqui historicamente. Vale destacar que ele foi totalmente desenhado e desenvolvido no país.

Além disso, o Tera vai rechear a gama de SUVs da marca, que lidera o segmento atualmente. A gama para o país conta com os seguintes modelos: T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan. Juntos, eles somam 26.024 unidades vendidas neste ano (janeiro a 13/3). O T-Cross está no topo, com 14.128 unidades comercializadas em 2025 (janeiro a 13/3).

No mercado internacional, o lançamento será vendido a partir do segundo semestre em mais de 25 países da América Latina, abrangendo mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além da África.
“O Novo Tera tem índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil) e contará com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras. O novo SUV de entrada da Volkswagen do Brasil demandará um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças neste ano, valor que representa 12% do total de compras de peças previsto para a marca em 2025 (R$ 26,3 bilhões)”, afirmou Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul, à imprensa.

O Tera é o quarto dos 16 lançamentos programados até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da marca no Brasil, de 2024 a 2028. Deste montante, R$ 13 bilhões serão destinados para suas fábricas paulistas de Taubaté, São Bernardo do Campo/Anchieta e São Carlos; e R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

“A fábrica de Taubaté é fundamental na trajetória de sucesso da Volkswagen do Brasil. Ao longo de seus quase 50 anos, que serão celebrados em 2026, a unidade ganhou relevância na economia e na história do setor automotivo ao produzir modelos icônicos como o Gol e o Polo, também sendo reconhecida mundialmente pela produtividade e eficiência. Agora, investimos na inovação do processo produtivo e logístico para fabricar o SUVW Tera com a mais alta tecnologia e qualidade”, disse Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, à imprensa.