Quase simultaneamente, a Audi anunciou duas novidades: a nova geração do A5 para o mercado nacional, e a renovada carroceria Sedan para o A6. 

O Novo A5, que virá em substituição ao atual A5 Sportback e também ao A4 Sedan, sairá da fábrica da Audi de Neckarsulm, na Alemanha. Feito sobre a nova plataforma PPC (Plataforma Premium a Combustão), ele cresceu em comprimento e largura, ganhando também mais itens de série. Além disso, adota a nova identidade visual da marca, mais minimalista, com destaque para o amplo entre-eixos de 2,90 m (8 cm maior que o do atual A4 Sedan).

+Audi confirma lançamento do RS 6 Avant GT no Brasil em versão limitada a 10 unidades

Há uma nova dianteira, faróis mais afilados e suaves, com iluminação dinâmica, em conjunto com a grade mais baixa e larga. Na parte traseira, lanternas em LED interligadas por uma barra sobre a tampa do porta-malas e saídas de escapamento retangulares. No geral, além de mais limpo, o visual do Novo A5 promete ser mais dinâmico e imponente, segundo a fabricante. 

Apesar de ser considerado um sedan médio com o terceiro volume pronunciado, a novidade compartilha a abertura da tampa do porta-malas com o A5 Sportback da atual geração. Ou seja: lataria e vidro se erguem numa só peça, grande, o que amplia o vão de acesso ao compartimento de bagagens. 

Painel multimídia atualizado

A nova cabine tem foco nos ocupantes. O novo painel de instrumentos digital (11,9”) passa a ser unido numa só peça com a multimídia (14,5”), formando um display curvo. Bancos, painel, volante, console e laterais de portas são novos, e totalmente diferentes daqueles encontrados nos atuais A4 Sedan e A5 Sportback. Opcionalmente, noutros mercados mundo afora, ainda há uma terceira tela de 10,9” para entretenimento, instalada na frente do banco do passageiro. 


Motor para o Brasil não foi confirmado

Nada foi dito sobre a motorização para o mercado brasileiro. Mas, em outros países, estão disponíveis duas versões do motor 2.0 turbo a gasolina: 150 cv de potência com cerca de 29 mkgf de torque, ou 204 cv de potência com torque ao redor dos 35 mkgf, ambas com tecnologia híbrida-leve de 48 Volts. Na configuração mais poderosa, a tração é integral permanente (quattro). 


Também faz parte da linha o 2.0 turbo a gasolina junto do sistema híbrido plug-in, nesse caso com potência entre 299 e 367 cv, dependendo da configuração. Com 25,9 kWh de capacidade, as baterias de tração podem render até 115 km de autonomia elétrica pelo ciclo WLTP. A transmissão principal é a automatizada de dupla embreagem com sete marchas. 

Sexta geração do A6

Enquanto isso, mundo afora, a marca das Quatro Argolas apresentou a sexta geração do A6 Sedan. Também feito sobre a moderna base PPC, ele segue o novo design limpo e funcional, dando maior foco para a aerodinâmica (Cx de baixos 0,23, melhor já alcançado por um Audi a combustão). Para chegar a esse resultado, existem várias soluções aerodinâmicas pela carroceria, como tomadas de ar laterais, spoiler dianteiro e painéis inferiores.


Dianteira e traseira estão mais longas. Atrás, lanternas interligadas dão maior presença ao sedan grande. Opcionalmente, há um sistema de suspensão pneumática adaptativa, que regula altura e o nível de absorção de impactos do carro durante o uso. Também há rodas traseiras esterçantes em até 5º, melhorando a dinâmica em curvas rápidas, desvios bruscos de trajetória ou mesmo balizas. 

 

Melhor isolamento acústico

O isolamento acústico interno do Novo A6 Sedan foi aprimorado em até 30% em comparação com seu antecessor, graças a vidros das janelas com maior capacidade fonoabsorvente, e melhores vedações das portas e tampa do porta-malas. Além disso, todos os pneus de 19 polegadas ou maiores são equipados com os chamados amortecedores de ruído. A marca também aponta para coxins de motor e câmbio mais capazes de absorver vibrações de funcionamento. 

Novos motores

São dois motores a gasolina disponíveis: 2.0 TFSI, turbo com tecnologia híbrida-leve de 48 Volts (204 cv de potência com aproximadamente 35 mkgf de torque), ou então um V6 3.0 turbo a gasolina, também junto do sistema híbrido-leve (367 cv e 56 mkgf). A transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete marchas (S Tronic).  

As encomendas do Novo A6 Sedan começam em meados de abril de 2025, com entregas a partir de junho. Os preços partem de 55.500 Euros, ou cerca de R$370 mil.