12/05/2025 - 7:00
A série Fat Boy, um dos maiores sucesso da história da Harley-Davidson, está fazendo aniversário: lançada em 1990, a motocicleta surgiu depois da demanda do mercado por modelos esportivos e mais potentes, e seu visual foi inspirado em uma customização de uma Harley feita no Canadá.

O nome “Fat Boy” nasceu de forma espontânea, como conta Willie G. Davidson, neto do fundador da marca e desenvolvedor da Fat Boy: “Estávamos buscando algo incomum e até irreverente. A moto tinha um visual ‘massudo’, e o nome caiu perfeitamente”.
A série Gray Ghost, apresentada no último dia 8, será limitada em 1.990 unidades mundialmente, número que remete ao ano de estreia da moto. Traz acabamento que brilha como metal sólido ao sol no tanque de combustível e paralamas, num acabamento inédito para o “corpo” de uma Harley, que lembra alumínio polido.

O acabamento cromado é complementado por coberturas laterais cromadas, estrutura em prata metálico e elementos que remetem à primeira Fat Boy, como o filtro de ar redondo, detalhes amarelos no motor e acabamentos em couro com costuras e franjas. O número de produção de cada um dos exemplares é gravado no console do tanque. As rodas Lakester, aro 18, são em alumínio e tem desenho exclusivo da Fat Boy, com pneus Michelin Scorcher 11 de alta performance.

A novidade faz parte da série Icons Motorcycle Collection (“Coleção de Motocicletas Ícones”), que apresenta releituras modernas de motos clássicas da Harley-Davidson, sempre em edições numeradas e com recursos diferenciados.

O motor é o Milwaukee-Eight 117 Custom, de 1.923 cm³, com 101 cv de potência e torque de 17,4 mkgf, 7% e 3% melhores que os da versão anterior, respectivamente. Nele, foram renovadas câmaras de combustão, portas de admissão e válvulas, para mais eficiência e economia. Ainda há um sistema de escapamento 2-para-2 com catalisadores individuais e abafadores otimizados, além do sistema de refrigeração do motor aprimorada, com passagem de óleo pelo cabeçote.

A suspensão foi recalibrada para mais conforto, com garfos dianteiros de 49 mm com válvula dupla e ajuste hidráulico de pré-carga traseira sob o assento.
Dentre os equipamentos, seletor de modos de pilotagem (Pista, Chuva e Sport), freios ABS, controle de tração em linha reta e em curvas, controle de torque residual, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), iluminação full-LED, porta USB Tipo C para recarga rápida de dispositivos, painel de instrumentos analógico de 5” com tela multifuncional, entre outros.

A Harley-Davidson Fat Boy Gray Ghost tem previsão de chegada ao Brasil no mês de junho, com volume limitado a 18 unidades para colecionadores e fãs da marca.