Com vendas bem discretas, o SUV compacto-médio Hyundai Kona ganha nova geração no mercado nacional.

Presente por aqui desde meados de 2023, ele sempre foi “diferentão”, com design cheio de linhas arrojadas e pouco comuns. Apesar de seguir a mesma filosofia de estilo, está mais sóbrio e discreto, e quer peitar outros híbridos, como o Toyota Corolla Cross Hybrid. São duas versões: Ultimate por R$ 214.990 e Signature por R$ 234.990.

+ Hyundai HB20: suposta nova geração do hatch é flagrada
+ Hyundai HB20, HB20S e Creta ficam mais equipados na linha 2026; veja preços

Motorização do Hyundai Kona

As duas configurações trazem motorização híbrida, fazendo com que o modelo abandone a opção 100% elétrica, presente na linha da antiga geração. Sob o capô vai o conhecido motor 1.6 16v Kappa, naturalmente aspirado, o mesmo que moveu HB20 e Creta por anos, mas que no Kona tem injeção direta de combustível. Ele opera em conjunto com um motor elétrico dianteiro, alimentado por baterias de 1,3 kWh de capacidade. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.  

Oficialmente, a Hyundai divulga 141 cv de potência combinada, com torque total de 27 mkgf, números bem parecidos com os do modelo anterior. No consumo, são 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, sempre com gasolina, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h demora 11,2 segundos. A velocidade máxima é tímida: 165 km/h.  

Novo Kona 2026 – Foto: Hyundai/divulgação

‘Konão’

Ele está maior, inclusive para peitar SUVs médios: 4,35 m de comprimento (mais 15 cm), 1,82 m de largura (2,5 cm maior), 1,58 m de altura (igual), enquanto o entre-eixos passa de 2,60 m para 2,66 m (mais 6 cm). A fabricante coreana diz que o Novo Kona é “referência em espaço interno traseiro”, graças ao maior entre-eixos, ao reposicionamento do banco de trás e ao novo desenho dos bancos dianteiros, com encostos menos espesso. Os 407 litros de porta-malas representam um aumento de aproximadamente 30 litros frente ao modelo anterior.  

No conjunto mecânico, suspensões independentes nas quatro rodas, com eixo traseiro multibraço (solução normalmente encontrada em SUVs mais caros), enquanto os freios a disco nas quatro rodas são de série. A estética da carroceria inclui faróis e lanternas interligados por barras de LED, rodas de liga-leve aro 18, conjunto óptico dividido em dois andares (na dianteira e traseira), e parachoque dianteiro com detalhes tridimensionais (na versão Signature, mais cara).  

Novo Kona 2026 – Foto: Hyundai/divulgação

Por dentro, a alavanca de transmissão deu lugar a um seletor mais discreto, atrás do volante, o que liberou o console central. Há um novo conjunto de telas, unidas em uma só peça, com 12,3” cada (multimídia e painel de instrumentos digital), além de bancos redesenhados, que prometem maior conforto e melhor espaço interno.  

Novo Kona 2026 – Foto: Hyundai/divulgação

Itens de série

Itens como ar-condicionado automático digital de duas zonas com saídas traseiras, apoio de braço para o banco traseiro, luzes de leitura em LED, carregador de celular sem fio, banco do motorista com ajustes elétricos, freio de mão eletromecânico com Auto Hold, câmeras 360º, conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, teto-solar, luzes ambientes em LED configurável, porta-malas com tampa de abertura e fechamento elétricos, estão disponíveis na versão topo de linha Signature.  

Novo Kona 2026 – Foto: Hyundai/divulgação

Frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto-cego, farol alto com comutação automática, alerta de desembarque seguro, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa e piloto automático adaptativo (ACC) equipam ambas as versões. Na Signature, é exclusivo o sistema de câmeras para monitoramento de ponto-cego. 

Novo Kona 2026 – Foto: Hyundai/divulgação

Mercado

A garantia para o modelo é de 5 anos, ou 8 anos/160 mil km de cobertura para o sistema híbrido. O Novo Kona Hybrid 2026 estará à venda no Brasil a partir do dia 5 de junho, em cinco cores: preto, branco, e nada menos que três tons de cinza, sendo um deles com acabamento fosco. O interior pode ser preto ou cinza claro.