Não, você não leu errado: a nova versão da Sprinter se chama… “Robustez”! Esse nome quer traduzir a pegada da configuração inédita da van da Mercedes, que recebe alguns diferenciais para aguentar trabalhos mais pesados, como transporte de trabalhadores do campo, minas ou outros terrenos difíceis. O preço inicial é de R$ 365.800, mas há alguns pacotes de preparação disponíveis.  

A Sprinter Robustez foi criada a partir de uma adaptação da configuração 417 Vidrada Extra Longa de Entrada Dianteira. Explico: é a carroceria mais longa, que é “oca”, sem interior, mas traz janelas laterais. O estilo de entrada dianteira significa que ela não tem porta corrediça lateral, então o acesso dos passageiros é feito pela porta dianteira do lado direito.  

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Mercedes-Benz Sprinter Robustez – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Segundo a marca alemã, a ausência da porta corrediça lateral aumenta a rigidez torcional do monobloco e protege mais o interior contra poeira. São vantagens que contam no off-road, justamente nos terrenos onde ela pretende rodar.  

Mercedes-Benz Sprinter Robustez – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

O ar-condicionado traseiro é de série, e sua suspensão traseira com eixo rígido e feixes de molas passou por modificações para conseguir superar obstáculos em terrenos acidentados e superfícies naturais com maior facilidade: está mais alta. Por dentro, é possível adaptá-la de diferentes formas, inclusive com bancos e corredor central. 

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Estão disponíveis três pacotes de personalização, todos com foco no uso mais severo, praticamente off-road: o primeiro traz proteções inferiores para proteger a mecânica de impactos ou obstáculos, o segundo inclui snorkel e pneus off-road (Continental Grabber X3), e o terceiro adiciona parachoques em aço com luzes de LED adicionais. Toda montada, a Sprinter vira quase um veículo digno da trilogia de filmes “Mad-Max”. 

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Nada muda na motorização: 2.0 turbodiesel de quatro cilindros em linha e 16 válvulas (OM654), gerando 170 cv de potência com 40,8 mkgf de torque, aliado a transmissão manual de seis marchas (ZF 6S480), que joga a força para as rodas de trás (tração traseira). Oficialmente, são 160 km/h de velocidade máxima. A versão Robustez exige CNH tipo C ou superior, já que tem PBT (Peso Bruto Total) superior a 3.500 kg.  

Mercedes-Benz Sprinter Robustez – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

De série, rádio AM/FM com Bluetooth, chave presencial com partida por botão, tacógrafo, volante regulável em altura e profundidade, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, retrovisores com ajustes elétricos, faróis de neblina, luzes diurnas (DRLs), sensor de chuva, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de fadiga do condutor etc. 

Mercedes-Benz Sprinter Robustez – Foto: Mercedes-Benz/divulgação