O mercado brasileiro de automóveis basicamente tinha apenas duas marcas chinesas ativas em 2021: Chery e JAC. A primeira operava desde 2009 por aqui e, depois, em 2017, fez uma parceria com a rede de concessionárias Caoa. A segunda chegou ao país em 2011, representada pelo Grupo SHC.

No entanto, a entrada da BYD no final de 2021 com o lançamento do Tan, um SUV elétrico de sete lugares, sacudiu o mercado brasileiro. De certa forma, isso “encorajou” outras marcas a também lançarem seus produtos por aqui. Em 2023, a GWM estreou o Haval H6. A partir daí, mais chinesas começaram a pipocar ou anunciar lançamentos e investimentos. Por outro lado, outras já saíram ou estão prestes a dar tchau ao Brasil. Veja abaixo o que aconteceu com as marcas chinesas que chegaram ou estão prestes a desembarcar no país.

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Caoa Chery

A Caoa Chery conta com uma fábrica em Anápolis (GO), de onde saem os modelos Tiggo 5, 7 e 8. A marca oferece outras opções, como o iCar (100% elétrico) e o sedã Arrizo 6.

Caoa-Chery Tiggo 5X
Caoa-Chery Tiggo 5X – Foto: Caoa-Chery/divulgação

JAC Motors

A JAC Motors não tem uma fábrica no Brasil e importa todos os seus automóveis vendidos no país. Além de uma linha comercial com caminhões e vans, a marca oferece opções como o elétrico de entrada E-JS1, o SUV E-JS4 e o sedã E-J7.

JAC Hunter
JAC Hunter – Foto: JAC/divulgação

BYD

A BYD lidera o mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil. Somente em 2025, até junho, a marca comercializou 17.495 unidades do híbrido Song e 13.222 unidades do Dolphin Mini.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) – Foto: Divulgação/BYD

Embora a BYD já estivesse presente no Brasil desde 2015 com fábricas de ônibus e painéis solares, a montadora iniciou a operação de sua planta em Camaçari (BA), que era da Ford, em julho deste ano.

O local vai operar sob o sistema SKD por 12 meses até ter uma produção completa. De lá estão confirmados para sair os seguintes modelos: Dolphin Mini, Song Pro e o King – além da cotada picape Shark. Hoje, a BYD comercializa nove modelos, em diferentes versões.

Produção BYD Camaçari (BA)
Produção BYD Camaçari (BA) – Foto: Mauro Balhessa

Great Wall Motors (GWM)

A GWM atualmente tem o terceiro modelo eletrificado mais comercializado do Brasil, o Haval H6, com 12.675 emplacamentos realizados em 2025, até junho. Além dele, o fabricante tem ainda o Ora 03 e o Tank 300.

GWM Haval H6 HEV One
GWM Haval H6 HEV One – Foto: GWM/divulgação

A montadora está construindo uma fábrica em Iracemápolis (SP), que pertencia à Mercedes-Benz. Do local sairão a caminhonete média Poer P30 e o novo integrante da linha Haval, o H9. Eles serão feitos a partir de agosto, enquanto as vendas devem ter início em setembro.

GWM Haval H9 e Poer
GWM Haval H9 e Poer – Foto: GWM/divulgação

GAC

A GAC desembarcou oficialmente no Brasil em maio deste ano com cinco lançamentos: um sedan médio elétrico (Aion ES), um SUV médio elétrico (Aion V), um SUV que mais parece uma minivan elétrica (Aion Y), um SUV coupé grande e elétrico (Hyptec HT) e um SUV médio híbrido (GS4).

A companhia prevê a instalação de uma fábrica nacional nos próximos anos e a produção de até 15 modelos nacionais até 2030.

GAC Aion ES
GAC Aion ES – Foto: Lucca Mendonça

Omoda & Jaecoo

A marca que pertence ao grupo Chery chegou por aqui em abril de 2025, com as opções Omoda E5 e o Jaecoo J7.

Jaecoo 7
Jaecoo 7 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Ela pretende ter uma fábrica no Brasil antes de 2028 e não descarta uma planta em Jacareí (SP), que era da Chery – outros locais ainda estariam em avaliação, segundo apurado.

A Omoda & Jaecoo já revelou que pretende trazer mais duas opções híbridas. São elas: o Omoda 5, na forma de um híbrido convencional (HEV), e o 7, um pouco maior e plugável. Ambos serão comercializados a partir do último trimestre de 2025.

Omoda E5
Omoda E5 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Geely

Geely está oficialmente de volta ao Brasil, agora em parceria com a Renault. A chinesa retornou ao abrir, na quinta-feira, 17, a pré-venda do EX5, utilitário esportivo 100% elétrico. Até 30 de julho, a versão Pro sairá por R$ 195.800, enquanto a Max custará R$ 215.800. 

Geely EX5
Geely EX5 – Foto: Rodrigo Mora

Neta

Nos últimos dias, a Neta Auto vem dando sinais que está próxima a deixar o Brasil. Tanto o site quanto a página no Instagram da marca chinesa estão fora do ar.

Agora, a MOTOR SHOW apurou que a Neta conta apenas com uma concessionária em operação, em vez de duas. A loja Novos Tempos em Juazeiro-BA foi desativada, restando apenas a Potenza, no Rio de Janeiro-RJ.

Site da Neta – Foto: Reprodução

No entanto, o escritório da marca segue na Avenida Paulista. Além disso, oficialmente, a Neta permanece com o discurso da nota emitida há pouco tempo atrás e diz que as vendas dos modelos Aya e X ocorrem normalmente.

A Neta no Brasil comercializou 59 carros no país em 2025 – 34 unidades do Aya e 25 do X –, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Ela chegou ao mercado brasileiro no ano passado.

Zhejiang Hozon New Energy Automobile, mais conhecida como Hozon Auto, proprietária da marca chinesa de veículos elétricos Neta, entrou oficialmente em processo de falência, segundo a emissora estatal chinesa CCTV e divulgado pela agência Reuters.

Linha Neta Auto Brasil
Linha Neta Auto Brasil – Foto: Neta/divulgação

Zeekr

A marca de luxo do grupo Geely, que também detém VolvoPolestar e Lotus, para citar, apresentou o seu primeiro produto ao mercado brasileiro em outubro de 2024, o 001. Depois, estreou o seu primeiro SUV elétrico em solo nacional, o X. Agora, ela colocou em pré-venda o 7X.

Zeekr X
Zeekr X – Crédito: Divulgação/Zeekr

Seres

Com apenas seis carros vendidos no Brasil em 2025 – todos Seres 3 –, a Seres encerrou a operação por aqui. Apesar do site da marca ainda estar na ativa, há uma informação de que não há mais test-drive para os carros. Sua página no Instagram não conta com novas postagens desde julho de 2024.

Loja da Seres – Crédito: Divulgação

No meio do ano passado, a Seres havia interrompido as vendas de carros no mercado nacional devido a uma reestruturação estratégica.

A marca chinesa tinha um plano inicial de fazer vendas diretas pelo seu site e depois substituiu por uma estratégia de rede de concessionárias. O fabricante disse até que uma lista com 15 grupos manifestaram interesse, mas não foi para frente.

Seres
Seres 3 – Crédito: Divulgação/Seres

Leapmotor

O primeiro lançamento no Brasil da marca chinesa da Stellantis, a Leapmotor, será o C10, que ocorrerá ainda em 2025. Além de uma opção totalmente elétrica, a grande novidade do modelo é que ele vai adotar um novo sistema de propulsão chamado de “REEV”.

Leapmotor C10
Leapmotor C10 – Foto: Divulgação