15/07/2025 - 14:10
A gigante chinesa da internet Baidu lançará seus carros autônomos no aplicativo da Uber na Ásia e Oriente Médio este ano, anunciaram as duas empresas nesta terça-feira(15).
“Milhares de veículos autônomos Apollo Go, do Baidu, estarão disponíveis na plataforma da Uber em vários mercados globais”, indicou o comunicado conjunto.
+ Empresa de carros autônomos da Amazon faz 2º recall após colisão
+ Como será o investimento de US$ 21 bilhões da Hyundai para os EUA que inclui táxis autônomos
Esses carros devem começar a circular ainda este ano, segundo o comunicado, que acrescenta que serão lançados “fora dos Estados Unidos”, sem especificar os países. As empresas Waymo e Tesla oferecem serviços de táxi-robô em cinco cidades americanas.
Os usuários do Uber nessas regiões terão a opção de viajar em um Apollo Go ao solicitar um trajeto.
As empresas tecnológicas e automotivas chinesas investiram bilhões de dólares em transporte autônomo nos últimos anos e a condução inteligente é o novo ringue no acirrado mercado automotivo.
Os táxis-robôs circulam com capacidade limitada em algumas cidades da China, especialmente em Wuhan, onde uma frota de mais de 500 veículos pode ser solicitada mediante aplicativo nas zonas designadas.
Em março, o Baidu anunciou um acordo para iniciar testes e serviços de condução autônoma em Dubai, após o primeiro lançamento internacional da frota Apollo Go.
A empresa também planeja testar veículos autônomos na Europa até o final do ano, confirmou em maio uma fonte familiarizada ao tema. Também fará testes na Turquia, indicou.
A Uber, com sede em São Francisco, lançará veículos sem motorista em Londres em 2026, coincidindo com testes de novos serviços autônomos na Inglaterra, anunciaram a empresa e o governo britânico em junho.
Nesta fase piloto, os veículos da Uber inicialmente contarão com um humano ao volante, capaz de assumir o controle em caso de emergência, mas devem evoluir para uma operação totalmente autônoma.