20/07/2025 - 18:00
Foi-se o tempo que era possível comprar um SUV compacto do porte de Jeep Renegade, Honda HR-V ou Hyundai Creta em suas versões topo de linha por cerca de R$ 100 mil. Essas cifras eram as praticadas lá em meados dos anos 2010, quando a febre dessa categoria começou a subir. Hoje, um utilitário 0 km desses pode passar dos R$ 200 mil, e está com a bola toda, querendo brigar até com SUVs médios. Vê se pode…
Por essas e outras, vamos dar uma olhada nos cinco SUVs compactos mais caros do mercado nacional hoje em dia, e falar um pouco sobre o que eles oferecem pra tentar justificar essas cifras. Nessa lista, vale lembrar, estão só modelos nacionais, sem contar os importados de marcas premium, que podem ser considerados compactos, como Audi Q3 ou BMW X1. Ah, e esses preços são sem opcionais ou cores pagas.
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5º: Chevrolet Tracker Premier ou RS – R$ 190.590
O modelo da GM foi renovado recentemente, quando ganhou novo visual externo, interno e um plus na lista de itens de série. Nessa configuração mais cara, ele pode vir com a estética mais refinada da versão Premier, ou então com roupagem esportiva, no caso da RS. A primeira tem revestimento interno em preto com bege, enquanto a segunda abusa do vermelho no painel, bancos e laterais de portas.

Seu motor é o 1.2 turboflex de até 141 cv de potência com 22,9 mkgf de torque, junto da transmissão automática de seis velocidades. De série, conjunto óptico em LED, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia de 11”, teto-solar panorâmico, forração interna em couro sintético, ar-condicionado digital automático, carregador de celular sem fio, sensor crepuscular, sistema de estacionamento semiautônomo, rodas aro 17, retrovisor interno fotocrômico, monitor de ponto-cego, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e 6 airbags. Não há opcionais.

4º: VW T-Cross Extreme – R$ 192.890
A nova versão topo de linha do T-Cross é a Extreme, vendida por quase R$ 193 mil. Ela aposta num visual mais aventureiro, com direito a emblemas e adesivos especiais, além de uma inédita cor fosca, pela primeira vez em um modelo de produção em série da Volkswagen. Sob o capô, motor 1.4 turboflex de 150 cv de potência com 25,5 mkgf de torque (gas/eta), associado a um câmbio automático de seis marchas.

Por esse preço salgado, o T-Cross Extreme não traz teto-solar panorâmico (cerca de R$ 7,6 mil extras), e pode ganhar mais tecnologias no pacote ADAS (R$ 4.150 a mais). De série há piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, conjunto óptico em LED (com grade iluminada), bancos em couro sintético, multimídia de 10,1” com conexões com a internet, instrumentação digital de 10,2”, iluminação ambiente, ar-condicionado digital automático, carregador de celular por indução, retrovisor interno fotocrômico etc.

3º: Nissan Kicks Exclusive – R$ 199.000
O Nissan Kicks subiu de nível com a nova geração, que estreou maior, mais moderna, mais espaçosa, tecnológica e segura que a anterior. Porém, é o único da lista com um contido motor 1.0 turboflex de três cilindros, que rende 120/125 cv de potência com 20,4/22,4 mkgf de torque (gas/eta). A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis marchas.

De série, não tem opcionais, mas oferece conjunto óptico full LED, sensores de chuva e crepuscular, rodas aro 18, teto-solar panorâmico, bancos em couro, freio de mão eletromecânico, ar-condicionado digital automático com comandos touch, sistema de som assinado pela Bose, retrovisor interno fotocrômico, luzes ambientes em LED personalizável, sensores de chuva e crepuscular, câmeras 360º, multimídia de 12,3”, painel de instrumentos digital de 12,3”, além do pacote ADAS mais recheado dentre os rivais, com vários assistentes de condução.

2º: Hyundai Creta Ultimate – R$ 199.950
O segundo mais caro da lista é o Novo Creta na versão Ultimate, a única com o interessante motor 1.6 turbo de quatro cilindros, que peca por beber só gasolina. São 193 cv de potência e 27,0 mkgf de torque, o mais potente e segundo mais torcudo da categoria (perde só para o Jeep Renegade e seus 27,5 mkgf), enquanto a transmissão é automatizada de dupla embreagem, com sete marchas.
Por quase R$ 200 mil, é de série o banco do motorista com ajustes elétricos, forração interna em couro claro, teto-solar panorâmico, rodas de liga-leve aro 18, conjunto óptico full LED (com grade iluminada), sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital automático dual zone com saídas traseiras, banco do motorista com ventilação em três níveis, freio de mão eletromecânico com Auto Hold, câmeras 360º 3D, retrovisor interno fotocrômico, instrumentação digital de 10,2” e multimídia de 10,2”, além de um amplo pacote ADAS (com ACC, monitores de ponto-cego, assistente de permanência na faixa e mais), entre outros.

1º: Honda HR-V Touring: R$ 209.990
No topo da lista, o Novo Honda HR-V Touring 2026, que encareceu mais de R$ 5,5 mil e agora beira os 210. Nunca tivemos um SUV compacto nacional tão caro quanto ele. Essa versão usa motor 1.5 16v turboflex, de quatro cilindros, que rende 177 cv e 24,5 mkgf de torque (gas/eta), sempre associado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas.

Nos equipamentos, banco do motorista com ajustes elétricos, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, teto-solar panorâmico, interior em couro claro, conjunto óptico inteiro em LED, sensores de chuva e crepuscular, freio de mão eletromecânico com Auto Hold, ar-condicionado digital automático dual zone com saídas traseiras, freios a disco nas quatro rodas, rodas aro 18, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, painel de instrumentos com tela de 7”, multimídia de 8”, pacote ADAS razoavelmente completo e 6 airbags.
