02/08/2025 - 15:00
A Geely voltou ao Brasil em nova fase, trazendo junto o SUV médio elétrico EX5. Moderno, de design fluído, com bastante conforto e tecnologias de série, ele é o primeiro carro global da marca chinesa, e já é vendido em diversos países mundo afora. Por aqui, desembarca em duas versões: Pro por R$ 205.800 e Max por R$ 225.800. Frente aos rivais, o preço é um de seus atrativos.
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Porém, aqui no Brasil, o Geely EX5 já tem um rival direto, que é seu concorrente em todo o planeta: trata-se do BYD Yuan Plus, também chamado de “Atto 3” em alguns mercados exteriores. No mercado brasileiro, ele sai por R$ 235.800 em versão única, ou seja, exatos R$ 10 mil a mais que o EX5 topo de linha.

Por essas e outras, vale o bom e velho duelo entre eles: motorização, desempenho e autonomia, espaço interno e porta-malas, além dos equipamentos que cada um oferece. Todos os dados, vale falar, são os divulgados pelas fabricantes.
Motorização
O Geely supera o BYD com folga na potência: são 218 cv, conta 204 do Yuan Plus. Os dois são impulsionados por motores elétricos dianteiros, e oferecem tração apenas nas rodas da frente. No torque, porém, a disputa já é mais acirrada: são 31,6 mkgf do Yuan Plus, contra 32,6 mkgf do EX5, diferença discreta para o montante.

Desempenho e autonomia
Ainda que seja maior e (bem) mais pesado, o Geely faz valer seu torque superior, e consegue melhor desempenho. Na versão Max, demora 7,1 segundos na prova de 0 a 100 km/h (6,9s na Pro), contra 7,3 segundos do BYD. São nada menos que 65 kg de diferença entre eles: o EX5 Max pesa 1.765 kg, enquanto o Yuan Plus GS não vai além dos 1.700 kg. Velocidade máxima: 160 km/h no BYD e 180 km/h no Geely.

Para a autonomia declarada, vamos considerar o número divulgado pelo Inmetro (PBEV). De qualquer forma, o Yuan Plus toma uma “surra” do EX5: o BYD tem 294 km de alcance oficial, enquanto o Geely consegue 349 km na versão Max, rival direta do Yuan Plus GS. Na configuração Pro, de entrada, o Inmetro fala em bons 413 km.
A bateria dos dois tem mais ou menos o mesmo tamanho: cerca de 60 kWh. Porém, a velocidade de recarga do EX5 é superior, já que ele suporta até 100 kW, versus 80 do Yuan Plus GS. Oficialmente, a Geely divulga que é possível recuperar 50% da carga em 20 minutos, enquanto a BYD divulga 30 minutos para a mesma porcentagem.
Espaço interno e porta-malas
O EX5 é consideravelmente maior que o Yuan Plus, o que garante a ele um espaço interno mais generoso. No Geely são 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Enquanto isso, o BYD tem 4,45 m X 1,87 m X 1,61 m X e 2,72 m, respectivamente. No porta-malas, outra grande vantagem do novato, que consegue 461 litros de capacidade, contra apenas 312 do BYD. De lavada.
Com isso, além de oferecer muito mais espaço para bagagens, o Geely sai na frente em números importantes para a folga dos ocupantes, como largura, altura ou mesmo entre-eixos.
Equipamentos de série
Considerando a versão mais completa do Geely, tanto o EX5 quanto o Yuan Plus oferecem teto-solar panorâmico, carregador de celular sem fio, painel de instrumentos digital (5” no BYD e 10,2” no Geely), conjunto óptico em LED, banco do motorista com ajustes elétricos, 6 airbags, retrovisor interno fotocrômico, câmeras 360º com visão 3D, luzes ambientes em LED personalizável, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, comandos de voz na multimídia (12,8” no BYD e 15,4” no Geely), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e crepuscular.
O Geely, porém, sai na frente com vários recursos exclusivos. Só ele tem tampa do porta-malas elétrica, rodas aro 19 (18” no BYD), banco do passageiro com ajustes elétricos, bancos dianteiros com memória de posição, ventilação e massagem, banco do passageiro reclinável com apoio para as pernas, head-up display, sistema de som assinado pela Flyme (16 alto-falantes), entre outros pormenores.
Ambos contam com um amplo pacote ADAS, com vários assistentes de condução. Porém, o Geely vai além com alerta de desembarque seguro e assistente de desvio inteligente. Ele e o BYD trazem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, detectores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, leitor de placas de sinalização, além do piloto automático adaptativo (ACC).

Quem ganha?
No apanhado, vitória indiscutível do Geely EX5 Max. Ele é maior, tem porta-malas superior, motorização mais poderosa, autonomia mais generosa, melhor desempenho, além de vir mais equipado com sistemas de segurança, conforto e tecnologia. Porém, há quem prefira o estilo mais jovial e descolado do BYD, que tem, entre outras peculiaridades, cordas de violão funcionais nas portas. Mas os chineses da Geely não vieram para brincar, de fato…