12/08/2025 - 16:30
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) colocou em operação, às 7h dessa terça-feira (12), 50 novos radares de fiscalização eletrônica em rodovias sob sua gestão. Segundo o órgão, os equipamentos foram instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.
+DPVAT não será cobrado em 2025: o que fazer em caso de acidente de trânsito?
+IPVA 2025 pode ser parcelado em até 12 vezes, mas empresas cobram juros; vale a pena?

Com os novos dispositivos, motoristas que trafegam acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados. Eles fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.
De acordo com o DER-SP, a seleção de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como altos índices de acidentalidade, histórico de excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna. Os demais radares previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação.

Esses novos radares estão distribuídos entre 14 coordenadorias regionais do DER-SP: Campinas, Itapetininga, Bauru, Araraquara, Cubatão, Taubaté, Assis, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Araçatuba, Presidente Prudente, Rio Claro e Barretos. A lista de cidades em que estão os radares, porém, é diferente.
Veja na imagem abaixo, fornecida pelo DER-SP, a localização exata de cada um dos radares:
