Nem se a Carmem Miranda fosse escalada como backing vocal do Pink Floyd soaria tão contrastante quanto associar um Ranger Rover ao encontro dos rios Negro e Solimões. No entanto, ao combinar um ícone britânico a um retrato da Amazônia, a Jaguar Land Rover entregou o Range Rover SV Encontro das Águas, um SUV de alto luxo que acaba de desembarcar no Brasil por R$ 2,7 milhões.

E o mesmo pode-se dizer do Range Rover SV Arpoador, que foi buscar no pôr do sol carioca as razões para sua etiqueta de R$ 2,5 milhões. Peças únicas no mundo, os dois exemplares são fruto do SV Bespoke, o programa de customização da marca inglesa.

Range Rover SV Encontro das Águas
Range Rover SV Encontro das Águas (Foto: divulgação)

“Esses projetos nasceram da crença de que o verdadeiro luxo não é genérico nem convencional, ele é inspirado por uma base cultural vasta e profunda. Baseamos essas duas edições únicas nessa filosofia, buscando elementos que celebram a cultura brasileira por meio da exuberância do nosso ambiente natural, representado pelo Arpoador e pelo encontro das águas entre os rios Negro e Solimões, e pela sensação única de vivenciar esses lugares”, explica Henrique Rebello, gerente da marca Range Rover no Brasil.

Range Rover SV Encontro das Águas
Range Rover SV Encontro das Águas (Foto: divulgação)

No caso do Range Rover SV Encontro das Águas, a cor Golden Bronze da carroceria é exclusiva, desenvolvida especificamente para esse exemplar. Trata-se de uma pintura ultra-metálica com base dourada e partículas metálicas cintilantes que, sob luz direta, criam um efeito holográfico.

Range Rover SV Encontro das Águas
Range Rover SV Encontro das Águas (Foto: divulgação)

“O teto, em tom contrastante Bespoke Blue, é inspirado no azul profundo do Rio Negro”, descreve a marca, que também enaltece o logo tipo “Range Rover”, feito com detalhes em ouro maciço e “artesanalmente trabalhado pela quinta geração de uma tradicional família de joalheiros de Birmingham, no Reino Unido, elevando o artesanato britânico presente no modelo ao seu estado mais puro e refinado”.

Range Rover SV Arpoador
Range Rover SV Arpoador (Foto: divulgação)

No interior, os controles do câmbio, ajustes do apoio de braço e sistema de ar-condicionado da segunda fileira são em cerâmica preta. Há madeira natural de nogueira marrom no console central e no painel, enquanto os bancos apresentam costuras aplicadas à mão, “em padrões que evocam o movimento das águas dos rios”. Almofadas sob medida acompanham.

Range Rover SV Arpoador
Range Rover SV Arpoador (Foto: divulgação)

O Range Rover SV Arpoador também leva pintura ultra-metálica, mas aqui em azul brilhante, que “revelam nuances cintilantes e complexas, inspiradas no azul do oceano que contorna a Pedra do Arpoador e no verde vibrante da vegetação nas encostas”, detalha a Jaguar Land Rover, que também explica que “as cores evocam as águas rasas, a vegetação e a areia branca que cercam o Arpoador”. Os bancos são em couro semi-anilina nos tons Sequoia Green e Perlino Off-White.

Range Rover SV Arpoador
Range Rover SV Arpoador (Foto: divulgação)

Como funciona

O Range Rover atualmente é oferecido em duas versões: Autobiography, com diversas opções de acabamento interno e externo; e SV, que amplia a oferta com estofamentos especiais e cerâmica e a única com acesso ao programa de customização.

De acordo com a fabricante, o serviço começa com uma reunião – presencialmente, no estúdio de design no Reino Unido, ou remotamente, por videochamada – entre o cliente e a equipe SV Bespoke, que capta desejos pessoais, referências e estilo de vida para traduzi-los em acabamentos, texturas e cores externas.

Range Rover SV Arpoador
Range Rover SV Arpoador (Foto: divulgação)

São sete etapas, que começam com o desenvolvimento da cor externa, conduzido por especialistas em pigmentos para criar fórmulas e acabamentos exclusivos. Depois, seguem-se os temas especiais, a seleção de materiais nobres e outras customizações. Mas há limites: uma combinação estapafúrdia não passa pelo crivo da marca, que não abre mão de seus códigos de identidade e sofisticação.

“O SV Bespoke é mais do que um processo de configuração, é uma jornada excepcional em que o cliente participa ativamente do design de um veículo que será único e específico, atendendo aos seus maiores desejos e ambições”, conclui Rebello.

No Brasil, apenas a marca inglesa e a Porsche oferecem esse tipo de serviço – ao menos nesse nível de customização. No caso da marca alemã, seu nome é Sonderwunsch, algo como “pedido especial” em alemão.

Porsche 911 GT3 RS Sonderwunsch (Foto: divulgação)

É o tipo de programa “tailor made” que encara missões como criar um 911 GT3 inspirado no 956 que venceu a edição de 1985 das 24 Horas de Le Mans, pilotado por Paolo Barilla, empresário do ramo alimentício. Outro exemplo do que o programa Sonderwunsch concebe e executa são as sete unidades douradas do 959 encomendadas por um Sheik no final dos anos 1980.

Porsche 911 GT3 RS Sonderwunsch (Foto: divulgação)

Dos cerca de 600 exemplares Sonderwunsch produzidos por ano, quatro foram destinados ao Brasil. Um deles trata-se da última unidade reservada ao mercado nacional do 911 GT3 RS 992 antes da reestilização. Ao preço de R$ 2 milhões do modelo, soma-se R$ 1,3 de customizações, como a pintura Explosive Gold, da caríssima gama Chromaflair.

Porsche 911 GT3 RS Sonderwunsch (Foto: divulgação)

No Brasil, quem detém o selo Exclusive Manufaktur Partner é a Stuttgart Porsche. Por ora, os outros três Sonderwunsch por aqui são dois 911 Turbo S e um 718 GT4 RS.

Como na Jaguar Land Rover, a curadoria é orientada a evitar excentricidades. “Os clientes podem customizar como quiserem seus carros. Mas, se nossos consultores suspeitarem que uma determinada configuração corre o risco, por exemplo, de afetar o valor de revenda do carro, eles podem sugerir que o cliente repense sua configuração”, explica Ulisses Gonçalves, gerente regional de Vendas da Porsche do Brasil.