14/08/2025 - 20:00
A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e a Jeep, inaugurou nesta quinta-feira (14), em Osasco (SP), o seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças, fruto de um investimento de R$ 13 milhões e que integra sua estratégia global de descarbonização.
Com isso, a empresa se torna a primeira do setor na América do Sul a investir em uma planta industrial dedicada ao desmonte de veículos sinistrados ou em fim de vida útil.
O centro deverá criar cerca de 150 postos de trabalho nos próximos anos e tem capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano, com o objetivo de reaproveitar peças automotivas e estender sua vida útil. Segundo a Stellantis, a operação poderá evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO2 por ano.
“A economia circular é estratégica para os negócios da Stellantis e fundamental para impulsionar inovação, sustentabilidade e eficiência em toda a cadeia automotiva.

+ Leapmotor, da Stellantis, desembarca no Brasil com o SUV C10
+ Para BYD, Stellantis, GM, VW e Toyota são “dinossauros” que fazem “chantagem emocional”; leia íntegra do comunicado
Como é o Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças da dona da Fiat
“Baseada na estratégia dos 4R (Remanufatura, Reparo, Reuso e Reciclagem), buscamos estender a vida dos produtos, reduzir o desperdício e reintegrar materiais no ciclo produtivo, formando um ecossistema integrado essencial para preservar os recursos do planeta”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul e responsável global pela unidade de veículos comerciais Pro One.
O local receberá veículos sinistrados, classificados como perda total, ou automóveis no fim de sua vida útil, adquiridos por meio de leilões. Ao chegar à unidade, o carro passa por uma área de descontaminação, onde são retirados todos os fluídos, como óleos e combustíveis. Em seguida, segue para a linha de desmontagem, onde técnicos avaliam a condição geral do veículo e de seus componentes.

As peças aptas ao reaproveitamento são separadas para reuso ou remanufatura, passando por um processo de limpeza com produtos biodegradáveis e recebendo identificação individual com classificação, valor de mercado e etiqueta de rastreamento emitida pelo Detran.
Os componentes também serão comercializados para consumidores finais em canais físicos e digitais, como o próprio Centro de Desmontagem e a loja oficial da Circular AutoPeças no Mercado Livre, além de um e-commerce previsto para entrar no ar em breve.
“Hoje, temos uma destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Desde os fluídos, como óleos e combustíveis, até matérias-primas, como aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres, tudo é reaproveitado. Os materiais são separados por tipo e encaminhados para os diversos fornecedores parceiros da Stellantis, garantindo a reutilização e contribuindo para a redução dos impactos ambientais”, disse Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços para a América do Sul.
Esse é o segundo Centro de Desmontagem Veicular da Stellantis inaugurado no mundo, juntando-se ao de Mirafiori, em Turim, na Itália.
