Neste fim de semana ocorre a sexta etapa da Nascar Brasil no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Com um cenário indefinido, 75 pontos estão em jogo.
Após cinco de nove etapas, o campeonato está marcado por equilíbrio. Agora, a disputa entra na reta decisiva com a etapa “matchpoint”. A sexta etapa marca o fim do Campeonato Brasil, que coroa os primeiros campeões do ano.
Como funciona o campeonato da Nascar Brasil?
As nove etapas que compõem o calendário da Nascar Brasil Series estão divididas em duas séries: o campeonato brasileiro, com seis etapas (duas corridas em cada), – Campo Grande (MS), Londrina (PR), Interlagos (SP), Tarumã (RS), Cascavel (PR) e Velocitta (SP) –, e as três etapas do “Special Edition” – Curvelo (MG), Velocitta (SP) e Interlagos (SP) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall da Nascar Brasil, da classe Challenge e, ainda, do Rookie Of The Year.
Há apenas 15 pontos de diferença entre o primeiro e o quarto colocado. Rubens Barrichello lidera com 135 pontos, seguido de Galid Osman (134 pontos), Thiago Camilo (126 pontos) e Vitor Genz (120 pontos).
A última etapa foi as 100 milhas noturnas de Cascavel (PR). No final de 45 voltas, Thiago Camilo (Ford Mustang #21, Full Time) ganhou a prova, com 1h11m00s149. O piloto fez uma corrida de recuperação e galgou oito posições.
“Acho que depois de tudo que aconteceu no campeonato, conseguimos uma vitória como essa, numa prova difícil, largando de oitavo, depois de um problema na classificação, foi de lavar a alma. Vim ganhando posições e recuperando ali na pista. Estou feliz pela vitória. Hoje, eu pude mostrar dentro da pista principalmente, que é onde eu tenho que executar meu trabalho e ser o mais limpo possível. Agora é comemorar a vitória”, relata Camilo.
Thiago Camilo
Thiago Camilo é um dos pilotos que estão disputando o campeonato na ponta de cima. Em 2025, Camilo, referência na Stock Car, voltou à Nascar Brasil.
“A chegada da Nascar ao Brasil marca um novo capítulo no nosso automobilismo. É uma honra fazer parte desse momento e contribuir para fortalecer ainda mais o esporte no país. A categoria traz competitividade, emoção e uma nova energia para as pistas.”
Com mais 20 anos de carreira, Camilo é sinônimo de experiência e performance. Desde sua estreia na Stock Car, em 2003, conquistou 41 vitórias e tornou-se o segundo maior vencedor da categoria, atrás apenas de Ingo Hoffmann. Fora da Stock Car, foi campeão do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos em 2011 e teve passagens vitoriosas por categorias como a Copa Fiat.
“Patrocinar um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro é acelerar ao lado de quem conhece o caminho da vitória, e fazer da nossa marca uma referência em performance e visão de futuro”, afirmou Antonio Freixo, CEO da Entrepay, um dos patrocinadores do piloto.
Carro de Thiago Camilo – Foto: Divulgação
Confira abaixo a classificação geral da Nascar Brasil:
Rubens Barrichello – 135 pontos
Galid Osman – 134
Thiago Camilo – 126
Vitor Genz – 120
Leo Torres – 105
Jorge Martelli – 100
Gabriel Casagrande – 94
Victor Andrade – 89
Cacá Bueno – 66
Alfredinho Ibiapina – 62
Witold Ramasauskas – 57
Felipe Tozzo – 43
Cayan Chianca – 37
Julio Campos / Alex Seid – 32
Gui Backes – 32
Antonio Junqueira – 31
Tito Giaffone – 20
Gabryel Romano – 20
Ricardo Zonta – 17
Raphael Teixeira – 14
Nicholas Monteiro – 11
Beto Monteiro – 11
Lourenço Beirão – 8
Adalberto Baptista – 7
Pietro Rimbano – 4
Bruno Baptista – 1
Vinícius Canhedo – 1
Gianluca Petecof – 0
Thiago Lopes – 0
Marcel Jorand – 0
Leo Yoshii – 0
Daniel Mencacci – 0
Pablo Marçal – 0
Emerson Reck – 0
Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:
Etapa 1 – 23/03 – Campo Grande/MS
Etapa 2 – 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)
Etapa 3 – 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)