27/08/2025 - 6:00
A Fiat chegou antes no ano de 2026 com seu SUV compacto Pulse. Nessa linha nova, ele recebeu uma dianteira reestilizada, discretas evoluções mecânicas, além de mais equipamentos de série. Já na Renault, o Kardian 2026 veio depois, porém também munido com atualizações: nova versão topo de linha, inédita forração marrom na cabine, multimídia maior, painel de instrumentos digital com tela mais vistosa etc.
+Renault Kardian 2026: quanto custa, o que oferece e qual motor usa
+Fiat Pulse está de cara nova e mais equipado

Em resumo, os dois SUVs pequenos, concorrentes, evoluíram na linha 2026 para não perderem espaço de mercado. Mas, qual o melhor negócio? Vamos focar nas respectivas versões mais completas, Iconic no Kardian e Impetus no Pulse, comparando os dois na motorização, desempenho e consumo, espaço interno e porta-malas, além dos conteúdos de série.

O preço, esse eu já te adianto aqui mesmo: o Renault Kardian Iconic TCe 2026 sai por R$ 150 mil, enquanto o Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2026 é tabelado em R$ 147 mil. Ou seja, falamos de R$ 3 mil de diferença entre eles. E aí?
Kardian 2026 vs. Pulse 2026: motorização
Um entrega maior torque e câmbio mais refinado, e o outro oferece tecnologia híbrida exclusiva e potência superior. No Kardian, seu 1.0 turboflex de três cilindros entrega 120/125 cv de potência com 20,4/22,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), e vem acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Ele é o mais forte, e dono da transmissão mais moderna.
No Pulse, também um 1.0 turboflex de três cilindros, com 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com os dois combustíveis. Câmbio? CVT com sete marchas simuladas. Como diferencial, aqui, há o sistema híbrido-leve que inclui um pequeno gerador de energia (formado pela união de motor de arranque com alternador), que se alimenta da carga de baterias instaladas sob o banco do motorista. O sistema alivia a carga do 1.0 turboflex, e promete menor consumo e emissão de poluentes com 4 cv e 1 mkgf extras. O rival da Renault não traz tal tecnologia, ainda que tenha mais torque.
Kardian 2026 vs. Pulse 2026: desempenho e consumo
Oficialmente, ponto para o Pulse no desempenho, embora ele seja mais pesado, com menos torque e conte com um câmbio mais “tranquilo”, digamos assim. A Fiat divulga 9,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com máxima de 189 km/h (etanol). O Kardian Iconic, de acordo com a Renault, demora 9,9s no 0 a 100 km/h, e atinge os 180 km/h de máxima, aqui limitada eletronicamente.

No consumo, outro ponto a favor do Fiat. Segundo o Inmetro, com gasolina, suas médias são de 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, enquanto com etanol, ele faz 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. O Kardian consegue 12,8 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina, ou 8,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol.

Em contrapartida, no quesito autonomia, vantagem para o Renault e seu tanque de 50 litros. O Fiat tem 45. Com isso, o Kardian consegue rodar até 485 km com um tanque cheio de etanol (695 km com gasolina), indo além do Pulse, que tem 459 km de autonomia com etanol ou 648 km com gasolina.
Kardian 2026 vs. Pulse 2026: espaço interno e porta-malas

Nos dois quesitos, vitória do Kardian Iconic. Sua plataforma modular mais moderna permitiu maior distância entre-eixos, de 2,60 m, embora o comprimento da sua carroceria seja praticamente igual do Fiat, que tem 2,53 m entre o eixo dianteiro e o traseiro. Além disso, a Renault divulga para ele bons 358 litros de capacidade de porta-malas, contra 320 litros do Pulse, ambos no padrão de medição VDA.

Kardian 2026 vs. Pulse 2026: equipamentos
Os dois contam com multimídia de conexões sem fio, painel de instrumentos digital, rodas aro 17 diamantadas, faróis e lanternas em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular por indução, ar digital automático, portas USB traseiras, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, chave presencial, partida por botão, partida remota, sensor crepuscular, além de airbags frontais e laterais.
No geral, o Pulse ganha pela maior oferta de itens de série nessa versão Impetus mais cara. Frente a Iconic do Kardian, ela oferece sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, alerta de saída de faixa ativo, bancos em couro sintético, GPS integrado e retrovisores externos rebatíveis eletricamente, principalmente. Teto panorâmico é opcional, junto dos faróis de neblina em LED e luzes de cortesia nos parassóis.

O Fiat, porém, perde para o Renault em outros pontos. Tem menos airbags (quatro, ante seis do Kardian), painel digital menor (7”, contra 10,2” do rival), e não conta com alguns itens como iluminação ambiente em LED personalizável, monitores de ponto-cego, piloto automático adaptativo, barras de teto funcionais, alavanca da transmissão por joystick e freio de mão eletromecânico. Além disso, opcionalmente, ele pode ganhar forração interna em couro sintético marrom.
