01/09/2025 - 14:29
O preço médio da gasolina nos postos do Brasil recuou em agosto, após o aumento da mistura de etanol anidro no combustível vendido nas bombas, enquanto os valores do etanol hidratado e do diesel subiram, apontou uma pesquisa da ValeCard, empresa especializada em meios de pagamento, soluções de mobilidade e benefícios corporativos.
Entre 1º e 26 de agosto, a gasolina registrou preço médio de R$ 6,375, uma queda de 0,2% em relação ao mesmo intervalo de julho, apontou a análise, feita com base em transações realizadas em mais de 25 mil postos de combustíveis em todo o país.
+ Mistura de etanol na gasolina reduz quilometragem de 2% a 4%, dizem montadoras indianas
+ Com 30% de etanol, a nova gasolina brasileira já está nos postos! E o carro?
O que explica o recuo no preço da gasolina?
O recuo pode ter uma influência da ampliação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina vendida nos postos, de 27% para 30%, com início a partir de 1º de agosto, na avaliação do diretor de Mobilidade e Operações da ValeCard, Marcelo Braga.
“O aumento da participação de biocombustíveis na gasolina pode estar impactando os preços, pois a produção de cana-de-açúcar está em pleno pico de safra, garantindo maior oferta de etanol no mercado. Essa abundância contribui para reduzir custos e, consequentemente, pressiona os preços da gasolina para baixo”, explica Braga.
Etanol e diesel sobem
Em contrapartida, o valor médio do etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, subiu 0,11% no acumulado de agosto até o dia 26, a R$4,409 o litro, segundo a pesquisa.
Já o diesel S-10, combustível mais comercializado no Brasil, subiu 0,46%, a 6,307 no período analisado, disse a ValeCard.