02/09/2025 - 6:00
A Volvo criou um intermediário entre o XC60 e o XC90, mas, até agora, ele existe só na China: trata-se do…XC70, nome pra lá de sugestivo. Híbrido plug-in de longo alcance, nos moldes de BYD Song ou GWM Haval H6 PHEV, o XC70 é mais cria da Geely do que outra coisa. Para quem não lembra, a Volvo faz parte do Grupo Geely, chinês.
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Como é o XC70?
Com identidade visual emprestada dos modelos elétricos da marca sueca, como EX30 ou EX90, ele ronda os 4,80 m de comprimento e 1,90 m de largura, justamente medidas próximas as de um BYD Song Plus atual, porém com um belo “plus” na distância entre-eixos, de generosos 2,90 m. Pelo formato geral da carroceria, parece mais um “filhote de EX90”, em referência ao SUV grandalhão de sete lugares da Volvo.

Motorização do XC70
No seu powertrain, uma fórmula conhecida pela concorrência chinesa. Sob o capô vai um motor 1.5 turbo a gasolina, que atua principalmente como gerador, entregando 163 cv de potência. Ele trabalha junto com dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo, garantindo tração integral e potência combinada que supera os 460 cv. Segundo a Volvo, o modelo demora apenas 5,3 segundos na prova de 0 a 100 km/h.

O que atrai no XC70, porém, é a autonomia elétrica. Pelo ciclo de medição chinês CLTC, o híbrido plug-in consegue rodar mais de 200 km sem queimar uma gota de gasolina sequer, apenas aproveitando a carga das baterias de tração. São duas opções para elas, inclusive: 21,2 kWh ou pouco menos de 40 kWh de capacidade, dependendo da configuração. Os 200 km de alcance elétrico são permitidos pela maior.

Além da tração integral permanente, tal qual seus outros irmãos híbridos XC60 e XC90, o XC70 traz um sistema de transmissão exclusivo: é uma caixa dedicada para modelos plug-in, com três velocidades. Mais ou menos como o que a GWM aplica nos Haval H6, porém com uma marcha extra. XC60 e XC90 usam um câmbio automático convencional de oito marchas.

O novo Volvo é equipado com tecnologia de carregamento rápido, permitindo que ele recupere 80% da carga em apenas 23 minutos. Além disso, há a função V2L, que transforma o carro em um enorme gerador, para abastecer dispositivos elétricos e eletrônicos externos. É uma função bacana para viagens, acampamentos e afins.
Interior e equipamentos do XC70
Por dentro, apesar do porta-malas mediano (cerca de 410 litros), ele oferece amplo espaço para os cinco ocupantes. A cabine inclui painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia horizontal de 15,4” (foge à regra de outros modelos da marca, que trazem tela vertical), um enorme head-up display com realidade aumentada, assistente de voz controlado por inteligência artificial, além de todo o pacote de segurança que se espera de um Volvo: muitos airbags, assistentes de condução e por aí vai.

Vem para o Brasil? Nem a Volvo sabe…
Porém, nem mesmo a própria Volvo sabe dizer se ele virá ao Brasil ou não. Tudo depende da estratégia da matriz sueca. Marcelo Godoy, presidente da fabricante aqui no país, diz que “caso a Suécia abra a possibilidade de termos este carro aqui no Brasil, pretendemos trazer”.

Para o executivo, o XC70 seria uma grande soma ao portfólio atual da marca no mercado nacional. No momento, o SUV híbrido plug-in está em fase inicial de produção na China, mas já conta com pré-venda aberta por lá.