05/09/2025 - 12:06
Em março de 2024, a BMW apresentou o conceito Neue Klasse Vision X, que representava a visão de futuro dos seus próximos lançamentos. Trata-se da primeira variante elétrica de nova arquitetura, produzida na fábrica de Debrecen (Hungria) em 2025.
Pois o futuro chegou. Agora, a marca apresentou a nova geração do iX3, que conta com muitas das linhas do carro-conceito, tecnologias inéditas e uma autonomia de 800 km (WLTP).
“Praticamente tudo nele é novo, mas, ao mesmo tempo, é mais BMW do que nunca. Toda a nossa linha de produtos se beneficiará das inovações trazidas pela Neue Klasse – independentemente da tecnologia de sistema de propulsão utilizada. O que começou como uma visão ousada agora se tornou realidade: o BMW iX3 é o primeiro modelo da Neue Klasse a entrar em produção em série. Não estamos apenas colocando nas ruas a próxima geração de um de nossos veículos totalmente elétricos mais bem-sucedidos, estamos lançando uma nova era para a BMW”, afirma Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG, à imprensa.

+ Novo BMW iX3 estreia tecnologias automáticas de mudança de faixa e estacionamento
+ BMW X5 híbrido plug-in: como é o carro mais caro fabricado no Brasil?
Um duplo rim novinho
A identidade visual desse SUV apresenta, ao mesmo tempo, linhas parrudas e minimalistas. Trata-se da nova linguagem “Neue Klasse”, que será replicada em toda a linha de modelos da marca “em seu devido tempo”.
As grades esculpidas fazem referência aos modelos da década de 1960, em sua disposição vertical. Uma nova assinatura de iluminação assume o papel que antes era desempenhado pelo cromo.
Nas laterais, as maçanetas ficam escondidas, enquanto os arcos de roda são na cor da carroceria, com contornos sutilmente retangulares. Como alternativa às rodas de liga leve de 20 polegadas fornecidas de série, há opções de 21 e 22 polegadas.
A traseira é bem “acinturada” e as lanternas invadem o contorno do porta-malas.

Na fita métrica, são 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,63 m de altura. O porta-malas, que já conta com excelentes 520 litros, pode expandir para até 1.750 litros ao rebater os encostos dos bancos traseiros.
Há ainda um compartimento de armazenamento adicional sob o capô, com 58 litros adicionais. Em relação ao reboque, a capacidade de carga máxima do novo BMW iX3 50 xDrive é de 2 toneladas.

Interior sem botões
O interior segue o design “limpo” da carroceria. Não há botões aparentes, apenas uma grande tela de multimídia e outra parte de informações gerais, ou um quadro de instrumentos, que percorre toda a parte debaixo do para-brisas. A BMW chama de painel de instrumentos “flutuante”. Há grandes superfícies envidraçadas e um teto solar panorâmico (opcional) com vidro de conforto climático.
Vale destacar que, segundo a marca, cerca de um terço do novo iX3 é produzido a partir de “matérias-primas secundárias”. Por exemplo, os componentes termoplásticos do compartimento do motor, do espaço de armazenamento sob o capô e de sua tampa são feitos com 30% de plástico marinho reciclado. O fio dos assentos é feito com 100% de PET reciclado, enquanto os fios do forro do teto e dos tapetes são feitos com 100% de materiais reciclados.
Itens de série
A lista de itens de série engloba: ar-condicionado de duas zonas, abertura automática da tampa do porta-malas, carregamento de celular por indução, para citar.
Como opcionais, destaque para controle climático automático de três zonas, funções adaptativas dos faróis com controle inteligente da luz, pacote “BMW Iconic Glow” que inclui grades iluminadas, sistema HiFi Harman Kardon com 13 alto-falantes, aquecimento do volante e teto solar panorâmico.

Até 800 km de autonomia
A nova geração do iX3 adota dois motores elétricos, que juntos desenvolvem 469 cv de potência e 645 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h. Eles são alimentados por uma bateria de 108,7 kWh, na qual permite uma autonomia de até 805 quilômetros no ciclo WLTP. A otimização da aerodinâmica do carro permite um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,24.
Em uma estação de carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 800V é possível adicionar até 372 quilômetros de autonomia em dez minutos. A bateria de alta voltagem pode ser carregada de 10 a 80% da capacidade em 21 minutos, segundo dados da BMW. O novo iX3 também pode ser recarregado em corrente alternada (AC) de até 22 kW.
Tecnologias autônomas
A arquitetura eletrônica compreende um total de quatro computadores de alto desempenho conhecidos como “supercérebros”. Isso permite uma direção sem as mãos na estrada por mais tempo, mudanças automáticas de faixa e assistência de estacionamento.
Por meio de um software habilitado por IA, o sistema de controle de cruzeiro automático não é desativado com uma leve pressão no pedal do freio: ele só é desligado quando o motorista freia com mais intensidade.
A BMW afirma que o sistema permite que os motoristas mantenham as mãos fora do volante por longos períodos. A funcionalidade oferecida pelo “City Assistant”, por exemplo, inclui a detecção de semáforos, em que o carro para automaticamente e, em seguida, parta novamente.
Outro computador de alto desempenho reúne todas as funções de condução automatizada e estacionamento no BMW iX3 – com 20 vezes mais poder de processamento do que unidades de controle convencionais.

Mercado
O novo BMW iX3 já aparece no configurador da marca em sites europeus. O modelo sai por 68.900 euros, ou cerca de R$ 440 mil em conversão direta.
