05/09/2025 - 18:00
A Audi abriu a pré-venda do novo RS Q8 Performance para o mercado brasileiro. Trata-se da linha renovada da versão esportiva do utilitário de luxo da marca das quatro argolas. O preço? R$ 1.295.990, exclusivo para as primeiras 30 unidades. A chegada do veículo às lojas está prevista para o último trimestre deste ano.
As opções de cores disponíveis são: Branco Carrara (sólida); Azul Ascari, Azul Waitomo, Branco Geleira, Bege Gold Sakhir, Prata Satélite, Preto Mito, Vermelho Chili (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Há ainda a opção de pintura Audi Exclusive nas cores sólida, metálica, perolizada ou cristalizada.
+ Novo Audi Q5 de terceira geração chega no fim do ano; conheça
+ Audi confirma a produção da nova geração do Q3 em São José dos Pinhais (PR) em 2026

Como é o RS Q8 Performance?
O SUV grande recebeu uma reestilização visual de meia-vida, acompanhando o irmão Q8 “convencional”, retocado em 2024. Basicamente, as mudanças se concentram no novo para-choque dianteiro, com a maioria em preto brilhante e mais tomadas de ar, enquanto a grade recebe elementos tridimensionais. Atrás, duas saídas de escapamento ovais, com um inédito difusor entre elas. O interior tem acabamentos e detalhes repensados, mesclando alumínio escovado, bancos RS em couro especial, além de partes em Alcantara (camurça).

Motor de Lamborghini
Apostando no lema de “esportividade com versatilidade”, ele esbanja um poderoso motorzão V8 4.0 biturbo a gasolina, mesmo do Lamborghini Urus. São 640 cv de potência a 6.000 rpm, provando ser um V8 que entrega seu máximo em rotações não tão altas, e brutais 86,7 mkgf de torque a partir de 2.300 rpm. Na transmissão, a caixa automática de oito velocidades, enquanto a tração é integral permanente (quattro).
O conjunto mecânico permite ao SUV esportivo de luxo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 280 km/h (limitada eletronicamente). Caso queira, o proprietário ainda pode adquirir um opcional que aumenta a máxima para 305 km/h.

O RS Q8 pesa mais do que as caminhonetes médias turbodiesel, como Hilux, Ranger ou S10, mas, mesmo assim, consegue performance de tirar o fôlego. Um dos responsáveis é o tal “V8tão” biturbo, o mais potente motor à combustão já fabricado na história da Audi Sport, divisão esportiva da marca alemã. O sistema de escape é novo, e mais leve, fazendo ecoar melhor o som da usina de força.

E, como tudo que acelera precisa parar, o grandalhão esportivo recebe freios ventilados com disco de cerâmica de série. Põe grandalhão nisso: são mais de 5 metros de comprimento, largura que passa dos 2 metros (sem contar retrovisores), nada menos que 3 metros de distância entre-eixos (um Fiat Mobi tem 3,6 m de para-choque a para-choque), com 1,70 m de altura. No porta-malas, 605 litros.
Tecnologias
De série, há seletor de modos de condução, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, aquecimento e ventilação para bancos de motorista e copiloto, retrovisor interno fotocrômico, fechamento das portas servo-assistido, head-up display, iluminação ambiente em LED personalizável, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, teto-solar panorâmico e sistema de som Bang & Olufsen 3D com 730 Watts.

A lista vai além com multimídia com navegador GPS embutido, painel de instrumentos digital com grafismos esportivos, além de câmeras 360º, faróis full-LED com facho matricial (Matrix), apresentação dinâmica de luzes, sistema Park Assist (estacionamento semiautônomo), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rodas de liga-leve aro 23, sem contar um enorme pacote ADAS.

A Audi oferece vários opcionais “gratuitos” para o modelo: Pacote RS Design Cinza (volante com costuras cinzas, cintos de segurança cinzas e tapetes personalizados), pacote RS Design Vermelho (mesmas modificações em vermelho), pacote RS Design Azul (em azul), além de um kit que inclui capas dos retrovisores externos e emblemas na cor preto brilhante. As pinças de freios podem ter capas azuis ou vermelhas, e as capas dos retrovisores externos tem opção de alumínio.

Detalhes na carroceria
Caso queira investir uma grana a mais, o comprador do novo RS Q8 ainda pode equipá-lo com pintura Audi Exclusive (personalizada), assistente de Visão Noturna, faróis matriciais com luzes de laser, acabamento do painel em carbono, capas dos retrovisores em carbono, e a velocidade máxima aumentada para 305 km/h (que acompanha pneus especiais, Pirelli P Zero Performance).
