06/09/2025 - 15:30
Com as mudanças do Peugeot 2008 na linha 2026, que incluíram motorização híbrida na versão GT topo de linha e trocas nos equipamentos de série, uma das coisas que mais chamou a atenção foram os novos preços para o SUV. Ele ficou até R$ 11 mil mais barato, inclusive na versão de entrada Active, que agora começa nos R$ 134 mil.
+Peugeot 208 e 2008 ficaram (bem) mais baratos na linha 2026. O que muda?
+Nissan Kicks Play vs. Peugeot 2008: qual o melhor abaixo de R$ 150 mil?

2008 é R$ 8 mil mais barato que VW Tera
Esse preço é cerca de R$ 8 mil mais baixo do que a VW cobra por um Tera High, hoje tabelado em aproximadamente R$ 142 mil. O Peugeot, porém, sai na frente quanto a tamanho de carroceria, espaço interno, distância entre-eixos e porta-malas, além de pertencer a uma categoria superior. De quebra, tem maiores potência e torque.

Isso porque, sob o capô do SUV da Peugeot, vai o 1.0 turboflex de três cilindros e origem Fiat. Ele entrega 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gas/eta), e está acoplado a uma transmissão automática tipo CVT com sete marchas simuladas. O Tera ronda os 116 cv com 16,8 mkgf, junto de uma caixa automática de seis velocidades.

Oficialmente, com esse conjunto, o Peugeot demora pelo menos 10 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 195 km/h, ambos dados com etanol. No consumo de combustível, falamos de 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, ou então 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. O 2008 comporta 47 litros no tanque.

Na lista de equipamentos de série, essa linha 2026 marcou algumas perdas importantes para o 2008 Active. Agora ele troca os faróis em LED por luzes halógenas, deixa de ter parte da forração dos bancos em couro sintético (agora 100% tecido), abandona o quadro de instrumentos digital de 10” (trocado por mostradores analógicos com uma telinha central), e perde o sensor crepuscular. O volante passa a vir com acabamento mais simples, também.

Em contrapartida, seguem DRL em LED, lanternas traseiras em LED, multimídia de 10” com conexões sem fio, sensor de chuva, piloto automático, volante multifuncional, rodas aro 17 diamantadas, modo Sport de condução, 4 airbags, vidros elétricos nas quatro portas, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado digital automático, câmera 180º, freio de mão eletromecânico, sensores de estacionamento traseiros, apoio de braço para o motorista, além de sistema de som com 6 alto-falantes.

O grande detalhe desse negócio é que esse preço atrativo do 2008 Active é promocional, e não permanente. Daquelas ofertas sem prazo para acabar nem quantidade limitada de ofertas, mas uma situação especial. Com preço cheio, ele sai por R$ 150 mil, e já se torna um negócio bem menos interessante. Especialmente considerando rivais de tamanho e até mesmo modelos menores, como Renault Kardian Iconic, que custa o mesmo e oferece mais conteúdo.

De qualquer forma, vale aproveitar a oferta enquanto ela existe. O SUV da Peugeot pode ser pintado de branco, preto, prata e cinza, e conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem.